Praga estrangeira chega ao Brasil e prejudica agricultores de Roraima

Ecoturismo & Sustentabilidade

O ácaro vermelho, uma praga que nunca tinha sido encontrada no país, começa a causar problemas para os agricultores de Roraima. Para que o problema não se espalhe, o Amazonas já suspendeu a compra da banana produzida em Roraima, seguindo orientação do Ministério da Agricultura.

“Para resguardar a agricultura nacional, as plantações de coco no Nordeste, as plantações do Pará e a banana de todo país, o mercado foi fechado porque essas plantas podem estar veiculando a praga para essas regiões”, disse Elyson Amaral, do Ministério da Agricultura.

A praga, conhecida cujo nome científico é raoiella indica Hirst, foi localizada nas áreas urbanas da capital Boa Vista. Os vegetais hospedeiros do ácaro vermelho são principalmente os coqueiros, bananeiras e as palmas nativas e ornamentais. A praga raspa a superfície das folhas para sugar a seiva, mas não oferece riscos para a saúde humana.

O engenheiro agrônomo Alberto Marsaro, da Embrapa de Roraima, faz parte da equipe que identificou o ácaro vermelho no Estado. “A gente já tem observado a praga em outras plantas além do coqueiro da bananeira”, disse.

O ácaro vermelho foi encontrado pela primeira vez em 1924 na Índia. De lá, se espalhou para países da África e do Oriente Médio. No ano passado, foi registrado o ácaro na Venezuela. E agora, pela primeira vez, no Brasil.

Além do controle dentro do país, a preocupação agora é reforçar a vigilância nas fronteiras com a Guiana e a Venezuela.

A comunidade internacional e todos os Estados brasileiros foram oficialmente informados sobre a detecção da praga no país e as medidas adotadas pelo ministério da agricultura para evitar a proliferação.

Do Globo Amazônia, com informações do Globo Rural

0 Responses