Dilma defende permanência de Marina Silva no PT

Ecoturismo & Sustentabilidade

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) declarou ontem esperar que a senadora Marina Silva continue no PT. Dilma é pré-candidata petista à Presidência. Marina estuda um convite de transferência para o PV, sigla pela qual poderia também concorrer ao Planalto em 2010.

Quando Marina era ministra do Meio Ambiente (saiu no ano passado) entrou em choque, em algumas ocasiões, com Dilma por causa de concessões de licenças ambientais para obras.

“Eu fico triste se a Marina aceitar [o convite do PV]. Preferiria que ela ficasse no PT porque ela é uma grande lutadora. Também gostaria que ela tivesse no PT porque ela tem uma grande contribuição a dar ao país”, afirmou Dilma.

Questionada se uma possível candidatura pelo PV facilitaria um segundo turno, respondeu: “Acho que a Marina sempre é bem-vinda. Não acho que seja um problema a Marina”.

Governistas acreditam que a candidatura de Marina Silva poderia retirar votos de Dilma em um eventual embate no próximo ano –cenário ideal para um candidato da oposição.

A ministra da Casa Civil ainda não declarou publicamente ser candidata. Seu nome, porém, é o preferido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ontem à tarde, ela foi ovacionada por cerca de 10 mil militantes do partido, presentes a um encontro organizado pelo diretório estadual do PT em uma sede do sindicato dos bancários, no centro de São Paulo.

O evento marcava o fim da Caravanas do PT –encontros promovidos com militantes desde abril. Estiveram presentes as lideranças do PT de São Paulo, deputados estaduais, federais, senadores e ministros.

Dilma fez um discurso de cerca de 40 minutos. Defendeu os feitos do governo Lula, principalmente na área social.

O encontro encerrou um dia de intensa atividade da ministra. Pela manhã, ela participou da comemoração dos 28 anos do SBT, em um hotel do empresário Silvio Santos, no Guarujá, onde deu uma palestra.

Voltou para São Paulo, para almoçar na casa da ex-prefeita Marta Suplicy. Marta e Dilma não quiseram comentar a sucessão paulista nem as possíveis candidaturas do deputado federal Ciro Gomes (PSB) e da própria Marta. “Eu sempre acho que quanto mais mulher melhor”, disse Dilma.

Ana Flor
da Folha de S.Paulo

Ecoturismo & Sustentabilidade

0 Responses