Ecoturismo - Cebola é usada para medir índice de poluição da água

Ecoturismo & Sustentabilidade

Conhecida por temperar alimentos e provocar lágrimas naqueles que a descascam, a cebola acaba de dar uma grande contribuição ao meio ambiente. Uma pesquisa realizada na Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, pela bióloga Agnes Barbério, constatou que o alimento possui propriedades capazes de denunciar a presença de substâncias tóxicas na água.

O “Teste da Cebola” – como foi apelidado por Agnes – foi feito no rio Paraíba do Sul, em Taubaté: durante três anos, a bióloga recolheu amostras de água do rio e colocou os bulbos da cebola – parte onde crescem as raízes – em contato com o líquido. Depois de alguns dias, analisava as raízes crescidas, no microscópio.

Após realizar o processo por várias vezes, Agnes constatou que, nas raízes que cresciam em contato com as amostras de água contaminada, era possível observar, com lentes especializadas, claras anomalias genéticas.

E os testes mostraram, ainda, que, em certos momentos, a cebola é mais eficaz do que os próprios métodos de análise da Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental para medir a poluição das águas. Enquanto as análises da Companhia – feitas com bactérias e microcrustáceos – não acusaram a presença de substâncias tóxicas na água do rio Paraíba do Sul, o Teste da Cebola provou o contrário, em amostras colhidas na mesma época.

Agora, com a comprovação da veracidade da pesquisa de Agnes, a Cetesb irá usar a técnica para complementar as análises de qualidade das águas dos rios paulistas. E, tudo isso, graças a um dos temperos que mais enfrenta preconceito das pessoas por aí! Quem diria...

Super Interessante
Ecoturismo & Sustentabilidade
0 Responses