Ecoturismo - A construção de um sonho sustentável

Ecoturismo & Sustentabilidade

Este segundo semestre de 2009 marca um novo tempo para o Brasil e particularmente para a Amazônia. É tempo de construção de uma nova realidade calcada no desenvolvimento sustentável e focada na COP-15, a Conferência de Copenhagen que dá a pauta e a marca para todo o planeta. Copenhagen é o fio condutor e indutor das políticas dos governos, das empresas e das pessoas neste último ano da primeira década dos 2000.

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Foi o sonho que embalou milhões de brasileiros nos idos dos anos de chumbo de 70 e 80, período em que a Amazônica Rondônia freqüentou as manchetes dos principais veículos do Brasil e do mundo com o título de campeã da devastação, das invasões, de corrupções em bancadas, das matanças de Corumbiaras. Parecia que não tinha fim a sucessão de ícones rondonienses ligados a fatos que afetavam a sua imagem e inibiam investidores de todos os matizes.

Agora, nesta década de 2000, as coisas estão mudando e redescobriram Rondônia como um novo filão e um manancial para a inserção positiva no calendário mundial e fulcrada em vários mananciais, entre os quais ser caudatário de um dos maiores rios do Mundo, o Madeira, o maior afluente do Amazonas.<

Das barrentas águas deste rio, surge uma riqueza e uma perspectiva para um novo olhar amazônico que vai se espalhando para todo o conjunto dos 52 municípios que compõem este jovem estado federativo.

Agora, o desafio do povo de Rondônia é maior e seletivo. Rondônia, a partir de sua capital, Porto Velho, mostrará ao mundo que inicia a construção de um sonho de desenvolvimento sustentável e aspira ser a Capital Nacional da Sustentabilidade e da Justiça Climática.

É um enorme desafio neste caudal de contradições, de pouca água tratada e esgoto, explorações do Rio Madeira, abandono parcial da história e da cultura local, relegando povos que construíram a sua raiz relegados a planos inferiores.

O Grupo Editorial Ecoturismo, que plantou suas bases tecnológicas em todo o território nacional, com seus instrumentos e tribunas de comunicação, tem o Portal com um dos mais crescentes números de acessos na internet, chegando, nesta última semana, a mais de 30 mil visitas mensais e em processo ascensional, ancorado pela chegada da Rádio e TV Ecoturismo, uma novidade na comunicação segmentada sustentável no Brasil.

Os eventos pioneiros do pré-sal no litoral norte paulista, a construção de livros e DVDs voltados ao tema Sustentável e Justiça Climática e a construção da Expedição Eco Brasil de Justiça Climática, que vai resgatar a Mama África como Bob Geldof do Live Aid, do TCK TCK TCK e o ingresso na Europa como vanguardeira da bandeira de liderança do Brasil como Potência Ambiental e de Energias Renováveis rumo à Copenhagen, inserem definitivamente este grupo segmentado da comunicação brasileira entre os mais ousados na construção de ícones ambientais planetários.

O envolvimento e o chamamento da sociedade civil rondoniense, das autoridades de todos os matizes, ai incluídas sua respeitável bancada federal, sua Assembléia Legislativa, suas Câmaras Municipais, seus 52 prefeitos, lideres de federações comerciais e industriais, as universidades, imprensa e a esta orquestração que envolve toda a gente, como diz seu belíssimo hino rondoniense, são o prenúncio de que o VII Seminário Internacional de Sustentabilidade e VIII Prêmio Ecoturismo & Justiça Climática mais uma vez serão o marco de um nova era de desenvolvimento voltado à sustentabilidade e com alvo na Justiça do Clima que não pode mais esperar pela diminuição dos gases de efeito estufa e a queda iminente do Aquecimento Global.

Rondônia sediará em 27 e 28 de outubro, em sua capital, as hordas de desenvolvimentistas e ambientalistas de um novo tempo e mostrará que não somente a capital, mas todo o Estado, será o mais Sustentável e Justo Climaticamente nos próximos anos. Quem viver, verá.

Ana Joppert
Assessora de Imprensa
0 Responses