Ecoturismo - Estudo mapeia cidade ancestral escondida perto de Veneza

Ecoturismo & Sustentabilidade

O contorno de uma antiga cidade romana enterrada sob uma plantação perto de Veneza, Itália, foi mapeado em detalhes pela primeira vez, com o auxílio de fotografias aéreas, diz um novo estudo. Até então, a cidade antiga de Altinum, que remonta a pelo menos o primeiro século a.C., era conhecida somente através de registros históricos e algumas pequenas escavações. O novo mapa das fundações da cidade revela que a mesma era uma clássica cidade romana, repleta de muros e portões, com uma rede de ruas e canais, residências, monumentos como um anfiteatro e basílica, e um porto.

Em seu apogeu, a cidade ficava de frente para o que hoje é conhecido como Laguna Veneta e um "odor repulsivo" preenchia seu ar, observou o coautor do estudo Paolo Mozzi, geomorfologista da Universidade de Pádua, na Itália. "Havia muitas idas e vindas, vários navios chegando de pontos no mar Adriático através da laguna e mercadores percorrendo a Via Annia", uma estrada que cruzava a cidade, disse Mozzi.

Os verões eram quentes e úmidos, enquanto os dias de inverno costumavam ser encobertos pela neblina. As descobertas pintam a imagem de uma comunidade sofisticada, que já tinha conhecimento de como sobreviver em um ambiente de laguna séculos antes de Veneza e seus famosos canais surgirem, concluem os autores do estudo.

Inspeção da plantação
Hoje, os vestígios de Altinum se encontram sob os campos de milho e soja da porção continental da Itália. Para seu mapa, descrito no mês passado no periódico Science, Mozzi e colegas aproveitaram as condições de seca de 2007 para tirar fotografias dos campos com luz visível e infravermelha curta.

As plantas que cresciam sobre estruturas de pedra, como muros e fundações de construções, sofreram mais com a falta d¿água do que aquelas sobre os canais preenchidos por sedimento, Mozzi explicou.

"Se olharmos para a cidade de cima, veremos a geometria dessas plantas, que mostram a geometria subterrânea de sua estrutura."

Vida na ilha
A Veneza dos tempos modernos está assentada sobre as ilhas de Laguna Veneta, que é separada do Mar Adriático por ilhas de barreira. Embora Veneza esteja a quilômetros de distância de Altinum, os autores do estudo consideram a cidade continental uma ancestral de Veneza.

Acadêmicos acreditam que os moradores de Altinum abandonaram seus lares durante as invasões bárbaras nos séculos 5º e 7º d.C. e colonizaram as ilhas da laguna ao norte. Registros mostram, por exemplo, que o bispo de Altinum foi para a ilha de Torcello em 639 d.C.. Alguns séculos depois, Veneza surgiu das ilhas dispersas no centro da laguna.

"Nosso argumento que sustenta a relação entre Altinum e Veneza é o movimento dessas pessoas da terra firme para as ilhas", Mozzi disse. "Por que elas fizeram isso? Porque elas estavam muito adaptadas à laguna", que se tornou um refúgio contra agressores com menos experiência nas águas.

Ancestral de Veneza
Especialistas não afiliados à pesquisa concordaram que o novo mapa de Altinum é um grande avanço para a compreensão da cidade pouco conhecida. Por exemplo, a pesquisa oferece evidências sólidas de que Altinum era um porto romano clássico, semelhante a cidades antigas como Ravenna e Aquileia, nas proximidades.

No entanto, vários especialistas enfatizaram que a relação da cidade com Veneza é complexa. Rupert Housley, geógrafo da Royal Holloway, Universidade de Londres, está estudando como Veneza estabeleceu suas raízes no coração de uma laguna. A fotografia aérea por si só não sustenta a hipótese de que Altinum era particularmente bem adaptada à vida na laguna, disse Housley.

"Certamente, os moradores de Altinum podem ter contribuído para o povoamento das ilhas, bem como, provavelmente, os povos de outras cidades costeiras", ele comentou via e-mail. Mas o mapa não mostra nada especialmente único sobre Altinum em comparação a outros portos romanos nas proximidades, ele observou.
Albert Ammerman, arqueólogo da Universidade Colgate, em Hamilton, Nova York, disse que Veneza surgiu organicamente a partir de migrantes de várias cidades costeiras, incluindo Altinum.

Todos os povos dessas cidades, ele disse, "sabiam como viver nesse ambiente aquático. Eles tinham todas as habilidades e conhecimento local, por isso não foi muito difícil para eles se mudarem para lá" e sobreviverem.

Traduções: Amy Traduções
National Geographic
Ecoturismo & Sustentabilidade
0 Responses