Ecoturismo - Você é ecologicamente correto?

Ecoturismo & Sustentabilidade

Atualmente nos acostumamos a ouvir o termo sustentabilidade, absolutamente tudo virou sustentável agora, da economia ao turismo, todas as empresas, sendo elas verdes de verdade ou petroleiras pintadas de verde, todo mundo quer tirar uma lasquinha desta onda que se criou nos últimos tempos.

Empresas como Petrobras e Vale, hoje são vistas como verde, sendo que elas desmataram e poluíram o Brasil como nunca, sendo as duas maiores poluidoras do país. De fato elas têm projetos que visam à sustentabilidade do meio ambiente agregado a economia da empresa.

Há pouco mais de um mês a Vale anunciou que substituirá a sua matriz energética, substituindo o diesel pelo biodiesel (B20). Atitudes que nem estas são fundamentais para ajudar o meio ambiente, porém muitas empresas se utilizam das ecopropagandas para se beneficiarem perante os consumidores. Revistas, empresas e lojas se dizem ecológicas, mas na verdade são apenas fachadas.

As próprias pessoas que se dizem ecológicas, muitas vezes são apenas levadas pela modinha da ecosustentabilidade e não fazem de fato o que deveriam. Ser ecologicamente correto não é apenas usar folha de papel reciclado, separar lixo limpo e não despejar o óleo de cozinha no ralo da pia. Ser ecologicamente correto é pensar que cada atitude sua interfere de fato no amanhã do planeta. Irei utilizar-me de um velho provérbio chinês para ser mais específico: “o bater de asas de uma borboleta aqui, poderá virar um tufão do outro lado do mundo”.

Temos que repensar em todas as nossas atitudes, desde sair de carro até consumir comida sem se preocupar da origem da mesma. Apenas nós, reles mortais, o povão que nem diriam uns, podemos mudar de fato o destino do planeta, transformando em algo sustentável de verdade. Caso contrário, veremos de braços cruzados o mundo se derreter e tudo que nós conhecemos hoje se alterar de alguma forma. Ou nós damos sustentabilidade ao nosso modo de vida ou veremos o urso panda desaparecer da face da Terra em no máximo 30 anos.

Lembre-se, 30 anos é nada na linha do tempo. Corra porque já estamos atrasados há pelo menos um século.

Ecoturismo & Sustentabilidade

1 Response
  1. PT_do_lanche Says:

    E nos, o povão, tão somente modificaremos nosso dia-a-dia para um real e correto ECOSUSTENTAVEL dia-a-dia através de uma EDUCAÇÃO AMBIENTAL transversal. E devemos, realmente, "tirarmos' esse atraso Secular. URGENTEMENTE.