BRASILCOM exerce importantes ações socioambientais

Ecoturismo & Sustentabilidade

A partir das descobertas da camada Pré-sal, nas Bacias sedimentares do Espírito Santo, Campos e Santos, as discussões voltaram-se para o potencial petrolífero do país. No entanto, em comemoração ao Dia Internacional para Preservação da Camada de Ozônio (16/09), uma boa pergunta deve ser feita: afinal, por que investir no biocombustível, uma fonte limpa e renovável de energia, se o Brasil é autossuficiente em petróleo?

As razões são inúmeras para tais investimentos, a médio e longo prazo, já que o crescimento demográfico e o desenvolvimento econômico exigirão cada vez mais energia. O petróleo é a principal fonte de energia no mundo e um recurso não renovável. Portanto, é fundamental que o país seja autossuficiente em outros tipos de energia. Dessa forma, “investir no biocombustível é uma questão de sustentabilidade ambiental”, revela Maurício Rejaile, presidente do BRASILCOM.

O BRASILCOM (Sindicato das Distribuidoras Regionais Brasileiras de Combustíveis) tem intensificado campanhas em prol dos biocombustíveis e das políticas de sustentabilidade. De acordo com Rejaile, a produção de biocombustível contribui diretamente para evitar o aumento das emissões que intensificam o aquecimento global e alteram as condições climáticas em todo o mundo.
O aumento do consumo e da produção de biocombustível pode também trazer benefícios de ordem econômica e ambiental, criando novos postos de trabalho com provável aumento de demanda. “Isso poderia gerar  maiores oportunidades para agricultura familiar a partir do incentivo fiscal do governo federal que já faz parte do programa nacional de biocombustível”, explica Rejaile.

Compromissadas com as questões ambientais, as 21 associadas do BRASILCOM têm investido em ações socioambientais. As associadas do Sindicato já aderiram ao Programa Parceria Responsável, da Petrobras voltada para três vertentes importantes: o compromisso e responsabilidade ambiental, saúde e segurança das pessoas e a melhoria da qualidade dos produtos derivados do petróleo. Além disso, as empresas estão sempre desenvolvendo algum tipo de promoção social, esporte e proteção do meio ambiente. “As associadas do BRASILCOM estão constantemente participando de projetos que visam proteger o meio ambiente e melhorar a condição de vida da população”, finaliza Rejaile.

Revista Ecoturismo
0 Responses