É dia de deixar o carro na garagem

Ecoturismo & Sustentabilidade

No dia 22 de setembro, milhões de pessoas ao redor do mundo comemoram o Dia Mundial sem Carro. A ideia é deixar o automóvel em casa e usar meios de transporte alternativos.

A data surgiu na França, em 1998, com o objetivo de alertar a população para a importância do combate à poluição do ar e estimular o uso de transportes não-motorizados. O Brasil teve sua primeira edição três anos depois e contou com a tímida participação de 11 cidades. A cidade de São Paulo, por exemplo, aderiu à comemoração apenas em 2005.

Para incentivar as pessoas a andarem a pé ou usarem ônibus, metrô ou bicicleta, as prefeituras e organizações envolvidas com o Dia Mundial sem Carro promovem diversas atividades culturais e educativas.

No Rio de Janeiro, um decreto municipal proíbe o estacionamento de carros em áreas do centro da cidade e determina que as empresas de ônibus operem com 100% de sua frota amanhã.

Já na capital paulista, entre as ações programadas, o Instituto Akatu para o Consumo Consciente cobrirá com tapetes verdes algumas vagas da Rua Padre João Manoel (próximo à Avenida Paulista), transformando o espaço – geralmente ocupado por carros – em um local de convivência.

É fato que o carro tem ocupado um espaço absurdo nas ruas das grandes cidades e esse número não pára de crescer, mas, em alguns locais, o transporte público também não é lá dos melhores – o que acaba estimulando o uso do automóvel. Quem sabe as ações desta data não mobilizam também os governantes a fazerem mais pela mobilidade nos centros urbanos?

Revista Super Interessante
0 Responses