Empresas se unem e desenvolvem modelo de casa sustentável

Ecoturismo & Sustentabilidade

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), em parceria com a Itron, líder mundial na fabricação de medidores de água, energia e gás, e outras 21 empresas construíram uma casa experimental, totalmente sustentável.

A “Casa Modelo Experimental – Uso Racional de Água e Energia”, única no Brasil, foi construída em Americana, na sede do Consórcio PCJ, junto ao Centro de Referência em Gestão e Proteção dos Recursos Hídricos. Com 190 m2 de área útil, a casa conta com materiais produzidos a partir de resíduos recicláveis como, por exemplo, tijolo (blocaço) produzido a partir de agregado siderúrgico e telhas e forros confeccionados com aparas de embalagens e tubos de pasta de dente. A construção conta ainda com aquecedor solar, cisterna para a captação de água de chuva, estação compacta de tratamento de esgoto, torneiras e vasos sanitários especiais e outros produtos e equipamentos “economizadores” de água e luz.

O projeto tem com objetivo a introdução de conceitos fundamentais sobre racionalização do uso da água e energia e dessa forma, apresenta tecnologias e métodos acessíveis para que toda a população contribua com o meio ambiente, principalmente economizando os recursos hídricos das bacias PCJ.

A Itron instalou em cada cômodo da casa, medidores individuais de energia, onde é possível verificar, por exemplo, a diferença de energia consumida por uma lâmpada incandescente e uma lâmpada fluorescente. Além disso, a empresa cedeu também os hidrômetros com leitura remota do consumo de água, que possibilitam que os visitantes acompanhem quanto é consumido de água em um banho curto e longo. “Nós estamos muito orgulhosos de poder participar de um projeto pioneiro como esse e de poder contribuir para disseminação de conceitos como o do uso racional de água e luz. As empresas têm o papel fundamental de ajudar a conscientizar toda a população brasileira sobre a importância de usar os recursos naturais de forma consciente”, finaliza Samuel Lee, diretor geral para América Latina da Itron.

Revista Ecoturismo
0 Responses