Plante sua árvore

Ecoturismo & Sustentabilidade

A direção da ONG Brasil Eco Planetário vem articulando, em todos os Municípios Paulistas, segmentos organizados da sociedade, Câmaras Municipais, Prefeituras, etc., para plantar árvores no dia 20 de setembro, domingo, às 11horas, a fim de comemorar, através de uma ação simultânea, o Dia da Árvore, 21/09.

Será uma ação simples, necessária e solidária porque, segundo Fritjof Capra, físico teórico e escritor que desenvolve trabalho na promoção da educação ecológica, é a natureza que sustenta a vida. Essa obviedade precisa ficar clara para cada pessoa e para a sociedade, pois tudo indica que, somente no Planeta Terra, a natureza criou as condições objetivas para a vida se desenvolver. Não se têm provas científicas, até agora, da existência de vida em outros planetas. E para fazer desenvolvimento e produzir riqueza, os modelos implementados pelas elites políticas e econômicas não levaram em consideração a interação com a natureza.

Pelo contrário, houve uma desintegração. E destruição. A matéria prima, tanto no sistema capitalista como no sistema comunista, foi sempre considerada como elemento inesgotável na natureza. Essa visão vem mudando quando a ONU iniciou as conferências internacionais, a partir de 1972, em Estocolmo, para discutir a relação da Sociedade e do Estado com o Planeta Terra. E como afirma Nelson Mandela, importante líder político da África do Sul, ninguém nasce odiando as pessoas por conta de sua cor ou raça; as pessoas aprendem a odiar. E da mesma forma que aprendem a odiar, podem também aprender a amar.

Assim também acontece na relação da sociedade com a natureza. Ninguém nasce destruindo a natureza; aprende-se a destruí-la. Da mesma forma, pode-se aprender a preservá-la, recuperá-la, a interagir-se com ela e a amá-la. A reunião realizada na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 8 de agosto, na Sala Tiradentes, com a participação de 48 lideranças para discutir o projeto, demonstrou que já existe na sociedade segmentos organizados o suficiente para se dar um salto de qualidade na melhoria da relação entre ser humano, sociedade e natureza.

Todas as pessoas presentes, representantes de Instituições Educacionais, ONGs, Câmaras Municipais e Prefeituras manifestaram esse desejo. E muitas Instituições de Ensino vem construindo essa mudança em parceria com as comunidades. Várias ONGs, também. Mas a cultura ecológica vai se fortalecer e se ampliar através de uma ação coletiva mais abrangente. E de forma permanente. Temos a necessidade de acelerar esse processo, uma vez que cientistas do mundo inteiro vêm se preocupando com o aquecimento global que poderá comprometer a continuidade da espécie humana no Planeta.

A sociedade precisa se movimentar com maior agilidade para minimizar esse problema e evitar essa catástrofe, assim como inúmeras espécies já desapareceram, por falta de condições materiais. John Gray, um filósofo britânico, afirma que o ser humano nasce ignorante e estuda uma porção de tempo para se tornar um estúpido. E não terá maior estupidez no Planeta Terra, se depois de realizar tantos avanços científicos e tecnológicos, a humanidade vier a morrer na praia.

Por isso, a sociedade paulista poderá realizar essa experiência linda e prazerosa de plantar árvores no dia 20 de setembro, as 11horas. Cada segmento organizado poderá participar envolvendo sua comunidade. Cada pessoa, também. No Município de São Paulo, há o incentivo para que cada pessoa plante uma árvore na calçada onde mora ou no quintal da casa, se tiver. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente fornecerá a muda e dará orientação. O déficit na cidade é de 800 mil árvores.

Revista Ecoturismo
0 Responses