Rio terá maior aquário da América Latina, com 12 mil animais

Ecoturismo & Sustentabilidade

Um armazém abandonado na zona portuária do Rio deverá virar o maior aquário marinho da América Latina, com 27 mil 2 de área construída e cerca de 12 mil animais, de 400 espécies diferentes.

Batizado de AquaRio, o projeto pretende atrair entre 4.000 e 5.000 visitantes por dia. As atrações incluem até um mergulho em um tanque com tubarões, arraias e outros peixes, sempre sob a supervisão de monitores.

O investimento total no AquaRio é estimado em R$ 110 milhões e virá integralmente da iniciativa privada.

Responsável pela gestão do projeto, a Kreimer Engenharia deve registrar um fundo de investimento até o fim do ano na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para viabilizar o empreendimento. Também foi assinado ontem um contrato de patrocínio de valor não revelado com a Coca-Cola.

O biólogo marinho Marcelo Szpilman, idealizador do AquaRio, afirma que o início das obras está previsto para o segundo semestre de 2010. A inauguração do complexo, que incluirá também museu, centro de pesquisa, loja, restaurante e estacionamento, deve acontecer dois anos depois do início da construção.

O local foi cedido pela prefeitura no ano passado para uso por 50 anos. O armazém, construído no início do século 20 e protegido pelo patrimônio público, terá sua fachada restaurada. O interior do prédio será modificado para receber o projeto.

A água da Baía de Guanabara, depois de filtrada, encherá os dois tanques principais do aquário, ambos de 7 metros de altura, com 3,6 milhões de litros. O AquaRio terá outros 40 tanques menores.

Haverá também espaços de água doce com animais da Amazônia e do Pantanal, e de águas geladas com pinguins, lobos marinhos e talvez até um urso polar, ameaçado pelo aquecimento global. "A ideia é trazer um para cá para reforçar a campanha mundial de conservação da espécie", afirma o biólogo Szpilman.
Folha de S.Paulo
0 Responses