China controla melhor emissões de gases de efeito estufa, diz estudo

Ecoturismo & Sustentabilidade

A China, considerada um dos países mais poluidores do planeta, junto com os Estados Unidos, passou a controlar melhor suas emissões de gases de efeito estufa graças a políticas voluntaristas, segundo estudo do World Ressource Institute (WRI), grupo de reflexão americano próximo do governo democrata.

"A análise do WRI mostra que a China está alcançando seus ambiciosos objetivos, com a adoção de um conjunto de medidas" bastante amplo, destacam os autores do estudo, que pretendem atrair a atenção dos Estados Unidos para os esforços postos em prática por Pequim.

A China optou por abordar o problema de maneira "diversificada, integrando objetivos e cotas, normas industriais e de equipamentos, com taxações do consumo energético e aplicando incentivos financeiros", diz o estudo.

"Embora essas políticas não tragam a mesma segurança de um sistema de mercado de carbono, podem levar a reduções de emissões, além de mais bem adaptadas ao desenvolvimento atual dos mercados financeiros chineses", diz o estudo.

Folha de São Paulo
0 Responses