Deposite seu celular e saque o dinheiro!


Reciclar o celular nem sempre é uma tarefa fácil. Seja por razões “sentimentais” – afinal, o aparelho não é lá muito barato – ou por não encontrar um local adequado para depositá-lo.

A empresa americana EcoATM instalou em um supermercado em Nebraska, nos Estados Unidos, uma estação de reciclagem que pode ser a solução para o destino final dos celulares. A aparência é de um caixa eletrônico comum – como os que usamos para sacar dinheiro ou pagar contas – e a função também é parecida.

Ao depositar o aparelho usado na máquina, o usuário é informado sobre quanto vale a sua boa ação de não jogar aquele aparelho numa lata de lixo qualquer. Daí é só escolher se quer resgatar o valor em dinheiro na hora, obter um cupom de desconto nas compras do próprio supermercado, ou, ainda, se prefere converter o valor em créditos para compras em lojas conveniadas. Dá até para optar por trocar a quantia por um cartão-presente.

Os aparelhos coletados são desmontados e cada parte é encaminhada para a reciclagem adequada. Em breve, além de celulares, a maquininha aceitará mp3 players, notebooks, impressoras e câmeras digitais.

Estaríamos vislumbrando o fim do lixo eletrônico? Agora, é só esperar que algo parecido seja feito por aqui. Alguém se candidata?

Planeta Sustentável
1 Response
  1. E aqui no Brasil, quando?
    :)