Emissão de gás-estufa no Brasil aumentou 40% em 13 anos, diz ministério

Ecoturismo & Sustentabilidade

A emissão de gases do efeito estufa no Brasil aumentou 40% em 2007 em relação a 1994 --13 anos de diferença--, quando foi feito o último levantamento, estimou o Ministério do Meio Ambiente, em levantamento divulgado nesta terça-feira (27).

A estimativa do governo é ainda maior do que a feita por cientistas da USP divulgada na véspera, nesta segunda-feira (26), pela Folha.

Os pesquisadores da universidade contabilizavam aumento de 24,6% na emissão, para o intervalo de 15 anos, entre 1990 e 2005 --período mais longo, mas pouco anterior ao analisado pelo ministério.

O levantamento do ministério analisou a emissão de gases nos setores de energia, processos industrais, agropecuário e tratamento de resíduos. Os poluentes em questão foram dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (NO).

Indústria
O setor que mais emitiu gases de efeito estufa foi a indústria, com 56%; seguido do setor de energia, com 54%. Em terceiro, vem o setor de tratamento de resíduos, com 32%; e, por último, o setor agropecuário.

Entre as atividades industriais que mais poluíram o ambiente estão a indústria de produtos minerais, com 59%, seguida da química, com 55%, e a metalurgia, com 40% das emissões.

Roberta Lopes
Agência Brasil
0 Responses