Minc faz campanha para reduzir uso de sacos plásticos no Rio e critica dados do Imazon

Ecoturismo & Sustentabilidade

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participou nesta quinta-feira (15) de uma campanha para conscientizar consumidores a recusar sacos plásticos nas compras e adotar sacolas retornáveis, no Rio. No lançamento do Dia Nacional do Consumidor Consciente, Minc afirmou que a "consciência ambiental" deve ser despertada em consumidores e comerciantes.

"Sem conscientização da sociedade não há mudança. O consumidor tem que mudar o padrão de exigência", disse o ministro, durante lançamento da campanha "Saco é um Saco", na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, estima-se que 1,5 milhão de sacos plásticos sejam consumidos por hora no Brasil. No Rio, já existe uma lei, aprovada em julho pela Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), que obriga estabelecimentos comerciais a trocarem os sacos plásticos por bolsas retornáveis. A Secretaria Estadual do Ambiente informou que todos os estabelecimentos deverão estar adaptados até 2012 a nova regra.

Crítica ao Imazon
Carlos Minc também criticou o último levantamento do Imazon --Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia-- durante o evento na zona oeste do Rio. Segundo o ministro, o instituto está errado ao divulgar 273 km2 de desmatamento na Amazônia em agosto, porque, na verdade, segundo ele, a extensão verificada pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) é maior: cerca de 400 km2.

Minc também disse que os 100 km2 registrados pela ONG em agosto de 2008 seriam inferiores ao tamanho real, porque havia várias nuvens na região rastreada via satélite.

Os dados do Imazon indicaram um crescimento de 167% na derrubada da floresta em agosto deste ano, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Foi o segundo aumento consecutivo do índice, depois de um ano de queda. Pela primeira vez, mais da metade da destruição da mata se concentrou em áreas da União.

Diana Brito
Folha Online
0 Responses