Turismo, consciência ecológica e sustentabilidade

Ecoturismo & Sustentabilidade

A 5ª edição do maior evento de sustentável da América Latina, a ExpoSustentat, acontece em São Paulo, no Transamérica Expocenter. A feira reúne representantes de 15 países e conta com estandes de artesanato, orgânicos, recicláveis e outros produtos que não causam agressão ao meio ambiente. A expectativa dos organizadores é que, até amanhã (30), 9 mil pessoas visitem o local, sendo 900 estrangeiros.

O Ministério do Turismo (MTur) também tem um espaço no evento, onde estão sendo apresentadas iniciativas de turismo sustentável, como Ecoturismo, produção associada, Turismo de Base Comunitária (TBC) e o segmento Rural. Desde ontem (28), técnicos do MTur estão à disposição do público, com informações sobre os programas do ministério e os segmentos turísticos. Até agora, a maior parte dos questionamentos dizem respeito à produção associada e aos projetos de TBC.

Paralelamente à ExpoSustentat, acontece a 7ª BioFach, conferência internacional que também tem como temas principais a saúde e a sustentabilidade. A coordenadora geral de Projetos de Estruturação de Turismo em Áreas Priorizadas, Kátia Terezinha Silva, do MTur, representará o ministério no painel “Desafios e Oportunidades de uma Copa do Mundo Sustentável - Orgânicos e Catering na Copa 2014 e Olimpíadas 2016”.

A palestra acontecerá amanhã (3), no último dia do evento. Na ocasião, Silva apresentará, entre outros temas, as diretrizes do Programa Bem Receber, que, com foco no Mundial de 2014, capacitará profissionais dos segmentos de alimentação fora do lar, transportes, receptivo local, meios de hospedagem, entretenimento, negócios e eventos e turista seguro - guarda estadual e municipal de turismo.

Promoção de destinos
De acordo com a coordenadora do MTur, os produtos expostos na ExpoSustentat e divulgados na BioFach possuem um importante papel na identidade da região a que pertencem. “Eles representam um mecanismo de promoção de um destino turístico, que pode oferecer aos visitantes em meios de hospedagem e serviços de alimentação produtos da própria localidade, proporcionando ainda geração de renda e emprego para pessoas indiretamente envolvidas na atividade turística”, destaca.

Para mais informações sobre os eventos, acesse: www.biofach-americalatina.com.br ou www.exposustentat.com.br.

Ministério do Turismo
0 Responses