Após reunião no Brasil, cota mundial da pesca de atum vermelho cai 40%

Ecoturismo & Sustentabilidade

Os países membros da organização internacional responsável por controlar a pesca do atum vermelho decidiram reduzir a cota total de captura em 40% no próximo ano e reservaram a possibilidade de uma proibição, anunciou nesta segunda-feira (16) a União Europeia (UE).

A cota mundial anual passará das 22.000 toneladas atuais a 13.500 toneladas, segundo um comunicado da Comissão Europeia, que representava os países da UE na assembleia geral da Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT), celebrada em Recife (Brasil).

Os europeus confirmaram assim os dados antecipados no domingo por organizações ecológicas, após 10 dias de reunião da ICCAT, que tem por hábito não divulgar suas decisões.

Segundo Bruxelas, várias medidas restritivas foram decididas paralelamente. A temporada de pesca será reduzida a um mês, de 15 de maio a 15 de junho, sem possibilidade de prorrogação.

Proibição possível
A ICCAT se reservou ainda a possibilidade de suspender a pesca do atum vermelho em 2010, no caso de recomendação dos cientistas.

As medidas, no entanto, foram consideradas insuficientes pelas organizações ecológicas, que defendiam uma moratória imediata da pesca da espécie ameaçada.

France Press
0 Responses