Reserva da Unesco é desmatada por fazendeiros brasileiros

Ecoturismo & Sustentabilidade

A Reserva da Biosfera da UNESCO, habitada por uma tribo isolada, esta sendo desmatada por fazendeiros brasileiros a um ritmo devastador.

Um representante do governo e dois parentes do grupo isolado têm tentado entrar na região, mas são barrados por empregados da companhia dos fazendeiros, Yaguareté Porã SA.

A reserva, na região do Chaco, no Paraguai, é o lar da única tribo isolada na América do Sul fora da Amazônia, os Ayoreo-Totobiegosode.

A reserva está sendo destruída, apesar do objetivo da UNESCO para proteger os Ayoreo-Totobiegosode, incluindo "a recuperação, legalização e devolução de terras a estes povos nativos. . . (Ela) ajuda a proteger a terra das comunidades indígenas locais e identidade cultural. "

A reserva também visa proteger ‘espécies icônicas’, como a onça-pintada - uma ironia, uma vez que a tradução em português e espanhol dessa palavra, yaguaretê, é o nome da empresa que esta desmatando a reserva.

Fotos de satélite mostram que milhares de hectares da reserva foram desmatados, apesar da Yaguaretê Porã ter a sua licença para trabalhar lá cancelada pelo governo.

A Reserva da Biosfera do Chaco foi criada em 2005. O objetivo geral destas reservas, criadas pelo ‘Programa Biosfera’ da UNESCO, é a de ‘inovar e demonstrar métodos de conservação e desenvolvimento sustentável’.

O diretor da Survival International, Stephen Corry, disse hoje, 'A terra dos Totobiegosode está sendo destruída enquanto falamos. Dado que a sua terra esta localizada dentro de uma Reserva da Biosfera da UNESCO, esperamos que a UNESCO desempenhe um papel para por um fim a esta destruição e pressione o reconhecimento de seus direitos à terra.’

Leia sobre esta historia na página Survival na internet (em espanhol): http://www.survival.es/noticias/5285
0 Responses