Líderes mundiais apoiam acordo sobre mudança climática em dois passos

Cingapura, 15 nov (EFE).- Os líderes mundiais estão de acordo em que a Conferência das Nações Unidas de Copenhague será um passo preliminar para conseguir um pacto contra a mudança climática, embora um definitivo precisaria de pelo menos outra reunião.

Dirigentes de 19 países, incluindo o americano Barack Obama e o chinês Hu Jintao, compartilharam hoje um café da manhã informal não anunciado à margem do Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (Apec), organizado pelo primeiro-ministro australiano Kevin Ruud e o presidente mexicano, Felipe Calderón.

Lars Lokke Rasmussen - primeiro-ministro da Dinamarca, país que em dezembro acolherá a cúpula sobre mudança climática - também participou do café.

Segundo disse um dos assessores de economia de Obama, Michael Froman, os líderes concordaram que a reunião da ONU prevista para o próximo mês em Copenhague tentará que os países continuem no caminho para chegar a um acordo de redução de emissões poluentes.

Nessa reunião se buscaria uma declaração "politicamente vinculativa" que expresse a vontade dos líderes de seguir em frente.

Mas os compromissos específicos - e os números sobre a redução de emissões poluentes - seriam deixados para outra cúpula posterior, segundo a proposta apresentada por Rasmussen, que a definiu como "um acordo em dois passos".

Os líderes, explicou Froman, consideram que "é pouco realista esperar que daqui ao começo de Copenhague, em 22 dias, se possa conseguir um acordo internacional legalmente vinculativo".

"Nenhum dos presentes acha que seja provável que cheguemos a um acordo definitivo em Copenhague. No entanto pensam que é importante que Copenhague sirva para dar um passo adiante".

O presidente americano falou em apoio da proposta do primeiro-ministro, indicou o alto funcionário da Casa Branca, afirmando que Obama pediu aos outros líderes para "não deixar que o perfeito seja inimigo do bom".

Agência EFE
0 Responses