Cartões-postais de Copenhague podem ficar debaixo d'água

Um estudo realizado por institutos de pesquisa da Dinamarca – entre eles DHI, DTU e NERI – e apresentado ontem, em um evento paralelo à COP15 revela quais os possíveis cenários de impactos sobre o clima nos próximos 100 anos.

O software desenvolvido para demonstrar os dados da pesquisa, o Map my Climate, mostra, em mapas 3D do país, o que aconteceria com a Dinamarca, caso todos os habitantes do mundo vivessem como você, por exemplo. Há cenários que deixam claro que o castelo Kronborg, mundialmente conhecido pela peça de Shakespeare, Hamlet, poderia ficar inundado, devido ao aumento do mar Báltico, que pode subir até 48 cm. A temperatura por aqui poderia ficar 4ºC mais quente.

Veja a demonstração do software, ainda em versão Beta, no vídeo:



Desde hoje à tarde, a COP15 entrou em uma segunda fase. Com a chegada dos chefes de Estado, amanhã teremos o chamado alto nível das negociações, com o objetivo de que haja um acordo até sexta-feira. No entanto, as expectativas por aqui são cada vez mais baixas. Hoje, a presidente da COP, Connie Heddegaard assumiu, com todas as letras, que Copenhague pode falhar.

Enquanto isso, nos corredores, corre o boato de que um novo texto dinamarquês teria sido apresentado a Brasil, China e Índia para substituir o texto em que se tem trabalhado até agora e não agradou nem um pouco aos emergentes.

A pergunta que fica é: mesmo com cenários tão catastróficos, produzidos por diferentes institutos de pesquisa de todo o mundo, por que os governos nacionais insistem em não se comprometer verdadeiramente com as mudanças climáticas?
0 Responses