Exemplo em Itú (SP): Turismo sustentável


No Pesqueiro Maeda, em Itu (SP), a natureza é uma aliada na geração de energia para bombeamento da água que abastece os tanques de pesca. O complexo de lazer dispõe de 26 bombas acionadas por rodas d’água – economia para o dono do pesqueiro e alívio para o meio ambiente, já que o mecanismo reduz o consumo de energia elétrica.

As rodas são instaladas em duas nascentes localizadas dentro da Fazenda Maeda, que abriga o pesqueiro. Em épocas chuvosas, elas chegam a movimentar aproximadamente 750 mil litros de água por dia. Em período de estiagem, as rodas giram menos e o volume de água bombeada cai para 250 a 300 mil litros diários.

O aproveitamento do recurso natural, gratuito e renovável, corresponde a 25% da água necessária para manter os tanques de pesca. E não são poucos. O complexo tem 115 mil metros quadrados de espelhos d’água em mais de 20 tanques.

Trata-se de um sistema de abastecimento de água eficiente, durável e econômico. Além disso, requer pouca manutenção. Segundo André Maeda, proprietário do Pesqueiro Maeda, a economia de energia equivale a uma bomba de 5 kVA funcionando 24 horas por dia.
Além disso, as 26 rodas d’água se tornaram ponto turístico no pesqueiro. Aos fins de semana, milhares de visitantes vão ao local para conhecer o mecanismo de bombeamento de água.

História
No local onde hoje está o Pesqueiro Maeda, antes havia uma grande plantação de tomates, que era a principal atividade da família Maeda. O cultivo começou em 1976,
em Itu, com 25 mil pés de tomate. Somente cinco pessoas, todas elas da família, trabalhavam no plantio. Os Maeda chegaram a ter 7,5 milhões de pés de tomate.
Até então, a criação de peixes nos tanques existentes na fazenda era apenas um hobby. Virou atividade comercial no fim da década de 90, quando os problemas de abastecimento de água na cidade de Itu começaram a prejudicar o cultivo de tomates. Aos poucos, foram aparecendo mais e mais pessoas interessadas em pescar no local, e assim surgiu e cresceu o Pesqueiro Maeda, que existe há 11 anos.

Rodas d´água
As primeiras rodas d´água foram instaladas na Fazenda Maeda em 1997, quando o local ainda não havia se transformado em pesqueiro. A criação de peixes era uma atividade de lazer da família e demandava determinada quantidade de água para abastecer os tanques.

No início, foram instaladas apenas 13 bombas e pouco a pouco essa quantidade aumentou, até chegar às 26 atuais – a última foi instalada na nascente há seis anos.

A água bombeada das nascentes até os tanques de pesca percorre uma distância de até 1.500 metros de extensão, em desnível de até 65 metros. Já o desnível entre duas rodas d’água é de 1,80 metro, em média.

Além da economia de energia, as rodas d´água se tornaram um atrativo turístico no Pesqueiro Maeda. Para facilitar a visitação, foram construídos patamares por onde os visitantes circulam para observar o bombeamento.

Mais sustentabilidade
Para fazer uso comercial da água no pesqueiro de forma legalizada, André Maeda, proprietário do complexo, fez, entre os anos de 2000 e 2008, 22,5 hectares de reflorestamento. “Essa mata é uma reserva legal averbada. Hoje, nem parece reflorestamento, porque as árvores já são grandes.”
Parte dessa mata de reflorestamento é aberta a visitação através de trilhas.
Um dos benefícios do reflorestamento é o aumento do volume de água observado nas nascentes localizadas na Fazenda Maeda.


Pesca esportiva
A área principal do pesqueiro conta com dez tanques para pesca esportiva, que somam 30 mil m2 de espelho d’água. O espaço abriga cerca de 70 toneladas de peixes.
Os tanques de engorda estão localizados em uma área mais reservada do pesqueiro, destinada aos pescadores que buscam tranqüilidade e silêncio. São dez tanques de engorda que totalizam 35 mil m2 de espelho d’água e 75 toneladas de peixe.
Outro espaço reservado é o tancão, que tem 50 mil m2 de espelho d’água e oferece 80 toneladas de peixes.

Tipos de peixe
Os peixes cultivados no Pesqueiro Maeda são tilápia, matrinxã, dourado, tambacu, tambaqui, pintado, curimba, carpas (carpa-capim, carpa-húngara, carpa cabeçuda), cat fish (bagre americano), bagre africano, pacu, patinga, piauçu, curimbatá, trairão, piracanjuba, cachara, cachapira e pirarara.

Lazer
As opções de lazer são variadas. As crianças podem desfrutar das piscinas com toboáguas; dos brinquedos aquáticos (pedalinho e bate-bate); passeios a cavalo, pônei, boi e carruagem; teleférico e playground. Há, ainda, dois percursos de trenzinho pela área do pesqueiro.
Quem gosta de praticar esportes em contato com a natureza pode se aventurar pela tirolesa de 500 metros, pelo circuito de arvorismo (oito etapas que terminam em uma tirolesa de 70 metros) e por trilhas em meio à mata nativa.

A Árvore Gigante é o destino certo para quem procura contemplação de belas paisagens. Ela tem dez patamares para visitação e 102 degraus. No último, a altura é de 22 metros.
O Jardim Japonês, com 12 mil m2, é outro destino para contemplação da natureza.

Restaurante
Em sistema por quilo, o restaurante do pesqueiro funciona diariamente no almoço e às sextas, sábados e domingos também abre para o jantar. Aos fins de semana e feriados, oferece mais de 130 tipos de pratos. Aos domingos, também é oferecido um boi no rolete.
O local tem capacidade para 1.600 pessoas. Só na área interna, são 500. São servidas cerca de 5.000 pessoas aos domingos.


Pousada
Localizada dentro do pesqueiro, a pousada conta com 82 chalés, sendo 32 de casal e 50 para até seis pessoas.
As acomodações têm televisão, frigobar e banheiro. Roupas de cama e banho estão incluídas no serviço.
A diária dá direito a café-da-manhã e a piscina privativa para os hóspedes da pousada.

Serviço
Localizado no km 18 da rodovia Santos Dumont, no município de Itu (SP), o Pesqueiro Maeda é destino certo de muitas famílias paulistas que buscam lazer e tranqüilidade em contato com a natureza. São 20 alqueires (cerca de 500 mil m2) de diversão!

OS 2 Comunicação
0 Responses