Região ibero-americana quer postura "firme" para Copenhague

Ecoturismo & Sustentabilidade

O secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias, destacou que os presidentes da região demonstraram hoje a vontade de adotar uma posição "firme" para a Conferência da ONU sobre a Mudança Climática, que começa em Copenhague no próximo dia 7.

"Houve um convite muito clara para que algo fosse feito em relação a esse assunto e para que os presidentes fossem a Copenhague com uma posição firme", declarou Iglesias à imprensa após a conclusão da primeira sessão da 19ª Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que termina amanhã no Estoril (Portugal).

O secretário-geral revelou que a situação de Honduras após as eleições deste domingo - assunto que estava fora da agenda -, a crise econômica mundial, o conflito do Oriente Médio e o papel internacional do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, também centraram os debates do dia.

Iglesias ressaltou que o significado do pleito de ontem em Honduras está sendo discutido e contou que, apesar das divergências, o ambiente geral aponta para uma solução que utilize o fato das eleições "positivamente".

"Todos concordam com os grandes princípios de condenação e todos concordam com voltar ao caminho democrático", ressaltou o secretário.

Os líderes participantes da cúpula falaram também sobre a "grande" oportunidade que a América Latina tem para superar a crise e sobre o que é preciso fazer para "apontar" rumo a sua saída, disse Iglesias.

Agência EFE
0 Responses