Alpinistas nepaleses vão limpar cume do monte Everest


Um grupo de alpinistas nepaleses realizará uma difícil e perigosa expedição ao Everest para limpar o cume mais alto do mundo do lixo que se acumulou durante décadas de montanhismo.

Vinte pessoas, dirigidas pelo alpinista Namgyal Sherpa, que já escalou sete vezes o Everest, desafiarão a falta de oxigênio e temperarturas inferiores a 0ºC para retirar mais de duas toneladas de resíduos.



Já houve no passado tentativas similares, mas, segundo Sherpa, seu grupo --formado apenas por alpinistas que já chegaram ao pico ao menos uma vez-- será o primeiro a entrar na região conhecida como "zona da morte", acima dos 8.000 metros, onde o oxigênio é praticamente insuficiente para viver.

Segundo as associações de defesa do ambiente, o Everest está coberto de dejetos deixados por diversas expedições, assim como corpos de alpinistas que ainda não se decompuseram por causa do forte frio.

Cerca de 4.000 alpinistas escalaram o monte Everest (8.848 metros) seguindo o exemplo de Edmond Hillary e Tenzing Norgay, que foram os primeiros a chegar ao cume, em 1953.

A expedição começará no fim de abril, quando há melhores condições meteorológicas.

Folha de São Paulo
0 Responses