GPS ecológico


Ajudar o motorista a se tornar uma pessoa mais consciente de seus impactos na natureza. Essa é a promessa e o diferencial do programa EcoRoute, que a Garmin desenvolveu para funcionar em uma das suas linhas de GPS: o nüvi.

Segundo a empresa, o programa é capaz de calcular o gasto de combustível e a emissão de CO2 dos carros durante uma viagem, baseado em dados como modelo do veículo, velocidade média e tipo de combustível.


Toda a medição é feita no início da viagem, quando o motorista indica seu destino ao GPS e a rota é calculada. Assim, caso a quantidade de gases que serão emitidos não agrade ao EcoRoute, o programa sugere, imediatamente, uma nova rota ao condutor, que seja ecologicamente mais correta.

A ideia pode até ser válida para reduzir o impacto dos carros no meio ambiente, mas vale lembrar que o EcoRoute não tem utilidade alguma se o motorista não estiver disposto a diminuir sua pegada ecológica. Você mudaria sua rota para ajudar o meio ambiente ou, melhor ainda, deixaria o carro na garagem caso seus níveis de emissão fossem muito altos?

Planeta Sustentável
0 Responses