Aprenda a pechinchar em árabe

Ecoturismo & Sustentabilidade

Normalmente reconhecidos pela presença em noticiários internacionais por conta de ações terroristas ou conflitos de origens diversas, os países de língua árabe possuem belezas naturais e uma rica cultura a oferecer além da imagem que possuem.

Com suas terras ricas em petróleo e abrigando grandes empresários deste ramo, tornam-se potencias parceiros comerciais de todos o mundo. Além disso, países como Dubai e seus hotéis, tem tornado-se destino quase certo em roteiros de luxo ou exóticos.



O principal entrave para visitar estes locais vem da língua. O árabe possuiu um alfabeto diferente do utilizado pela maioria dos povos ocidentais, o que dificulta ainda mais a sua compreensão.

Falado em mais de 20 países distribuídos entre o noroeste da África e a Ásia, "Árabe" é o novo título da coleção "15 Minutos" editada pela Publifolha. A coleção, que inclui os títulos "Alemão", "Chinês", "Espanhol", "Francês", "Inglês", "Italiano" e "Japonês", apresenta lições ilustradas diárias que tomam 15 minutos de dozes semanas e acompanhas dois CDs para prática da pronúncia.

Com este programa, é possível aprender a se comunicar em árabe e enfrentar pequenas situações do cotidiano, como locomover-se, apresentar-se, ir a restaurantes, fazer negócios e compras, entre outras coisas. O dialeto utilizado para as lições é o egípcio, por ser o mais difundido no mundo.

Entre os exercícios, dicas culturais são apresentadas para evitar conflitos e desconfortos causados sem intenção. Veja abaixo como pechinchar durante uma compra:

Pequenas lojas tradicionais e barracas são comuns nas cidades do Oriente Médio. Você também vai ver mercados e vendedores de rua por toda parte oferecendo vegetais frescos e, às vezes, bebidas e lanches. Mas há um número cada vez maior de supermercados e shopping centers fora da cidade.

Fazer compra nos tradicionais mercados do mundo árabe é uma experiência imperdível. Além dos suvenires para turistas, os mercados costumam ter áreas específicas de artesanato ou produtos locais como perfumes, joias, tapetes, especiarias, couro e móveis.

Ao fazer compras em um mercado árabe, pechinchar é fundamental. Os vendedores das barracas esperam que você pechinche, mas procure manter a negociação tranquila, sem transformar isso numa batalha. Você vai conseguir um melhor preço se estiver preparado para adquirir mais de um item na mesma barraca.

Conversação:
Cawza galabeyya uTn - Eu quero uma galabeyya de algodão.
Candii dii. gamiila - Eu tenho esta. Linda!
aywah, gamiila. bi-kaam dii? - Sim, é linda. Quanto custa?
miya wi-tamaniin bass - Só 180.
laa, dii ghalya. miya wi-khamsiin kwayyis - Não, é muito caro.150 está razoável.
maachi. miya wi-sabCiin Calashaanik enti bass - Está bem. 170 só para você.

Frases úteis
ayyi khidma tanya yaa madaam? - Algo mais, madame?
dii ghalya giddan - É muito caro.
dah aakhir kalaam? - Esse é seu preço final?

"15 Minutos - Árabe"
Autora: Marion Sarhaan
Editora: Publifolha
Páginas:160
Quanto: R$ 47,90
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha
0 Responses