Bombinhas (SC) - Um paraíso do Ecoturismo

Pertinho de Florianópolis, a apenas 60 km, e a 668 km de São Paulo, este paraíso ecológico do litoral de Santa Catarina abriga uma formosa natureza além das protegidas e calmas águas, que no passado atraia piratas e corsários a procura de abrigo.

Cercada de uma reserva de Mata Atlântica preservada, o município de Bombinhas conta com uma infra-estrutura bem organizada e oferece além do mergulho, opções de ecoturismo e aventura.


A praia da Lagoinha é praticamente um aquário natural. Suas águas límpidas e calmas proporcionam um ambiente propício ao mergulho livre em pouquíssima profundidade. Esta praia é um recanto para introduzir as crianças nesta prática. Para quem já tem alguma experiência nesta prática, em volta dos parceis a vida marinha é vasta e diversificada, num dos mergulhos chegamos a avistar uma espécie de cobra do mar. O acesso é feito pela rua do Retiro e o ideal é deixar o carro num dos estacionamentos que cobram R$ 5,00 por veículo com direito a banho doce e banheiros.

Perto da Lagoinha, está a praia da Sepultura que também proporciona um ótimo mergulho livre. Do canto direito da praia, sai uma trilha com várias saídas para o mar. Na terceira saída encontramos um ponto de mergulho interessante com águas bem calmas e limpas.

Na ponta esquerda da praia de 4 Ilhas, junto ao costão de pedras, também há um rico cenário submarino. Desde a profundidade de um metro é possível ver além de peixes, estrelas do mar e, quem tem bom olho e paciência, chega a ver até cavalos marinhos.
Batismo na Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

São muitas as agências de mergulho em Bombinhas, nós optamos pela Hy Brasil, que além de ficar ao lado do hotel George Village onde nos hospedamos, possui equipamentos novos e instrutores atenciosos. A navegação dura por volta de uma hora até a reserva. No batismo cada um de nós desceu com o instrutor onde avistamos várias espécies de peixes, ouriços, conchas, estrelas do mar, caranguejos, mas o melhor foi ver a mais ou menos uns três metros uma tartaruga.

O batismo foi excelente e para não ficarmos ociosos no barco, partimos os três, eu, o Ronny e o Matheus, nosso filho de 12 anos, para o mergulho livre. Mal caímos na água e avistamos bem de perto uma grande tartaruga, começamos a acompanhá-la e aí estava a surpresa do dia: ela nos levou a uma entrada estreita entre duas rochas que abria em uma pequena piscina natural. Ali vários peixes coloridos, nadavam bem ao nosso lado, e com o movimento da maré iam e vinham na nossa direção. Em seguida entraram mais duas tartarugas para completar o cenário. Espetacular! Ficamos uns 20 minutos observando toda aquela vida marinha. Quando decidimos sair, a tartaruga que havia nos levado para lá, veio junto conosco nadando bem embaixo do Matheus. Quando subiu para respirar ele foi junto com ela, vi os dois seguindo para superfície um ao lado do outro numa cena digna de “Discovery Chanel”.

A agência oferece também cursos e pacotes de mergulho autônomo para quem já é certificado, ou pretende certificar-se, bem como aluga equipamentos.

Caminhadas
A trilha mais procurada em Bombinhas é a que sobe ao cume do Morro do Macaco, a entrada fica no bairro de Campo Grande e é bem discreta, o ideal é informar-se pelo caminho. Por uma trilha razoavelmente preservada, você caminha num cenário composto de Mata Atlântica, podendo com sorte, avistar uma ou outra orquídea. Mas o que encanta mesmo são as vistas panorâmicas do oceano que vão ampliando-se com a subida.

Com as paradas para descanso e contemplação, você chega ao cume, a mais ou menos 240 m. de altitude, por volta de 1h depois. A vista de 360° abrange o arquipélago do Arvoredo, e separadas apenas por um braço de terra, ao lado direito a praia de Mariscal, com fortes ondas, e ao lado esquerdo, a calma enseada de Zimbros, um exemplo de como pode ser surpreendente a natureza. Nos fins de semana de sol, o cume também é usado por aventureiros que saltam de asas deltas e paragliders.

Quem prefere uma caminhada mais longa, a Trilha da Costeira de Zimbros é mais puxada. Ida e volta leva por volta de 4 horas de caminhada, passa pelas praias do Cardoso, da Lagoa, Praia Triste e Praia Vermelha, e uma cachoeira. Sua saída é na extremidade direita da praia de Zimbros.

Dentro da região de Bombinhas, que compreende mais de 27 praias, existem várias trilhas ecológicas de níveis e dificuldades distintas, a agência Caminhos & Trilhas www.caminhosetrilhas.com.br oferece várias opções e acompanha o turista nas caminhadas, contando histórias locais e comentando sobre rica biodiversidade da flora e fauna local.

Surf
Quem surfa não pode deixar de aproveitar a perfeição das ondas na praia de Mariscal. O canto direito da praia de 4 Ilhas também agrada aos que procuram ondas rápidas e tubulares. Quando a ondulação entra na praia de Bombinhas, muitos surfistas correm para lá, pois é nesta praia que são realizadas algumas etapas dos campeonatos estaduais.

Outros passeios:
A praia de Zimbros vale a visita. Com águas mansas, e cercadas por montanhas de Mata Atlântica, é bela e tranqüila.

Seguindo para o sul, com acesso a partir da Praia da Conceição, siga de carro para o Mirante Eco 360°, caminhando por volta de 15 min. você chega ao cume que proporciona o visual mais abrangente do município. Num dia claro é possível avistar as cidades de Biguaçu, Governador Celso Ramos, Florianópolis e Tijucas. Alguns alpinistas praticam ali, por conta própria, escalada e rapel.

Conta também com um museu, na base do mirante, que expõe exemplares da fauna local e informativos culturais.

Caso a estrada esteja em boas condições, siga até a Praia da Tainha. Pequena e aconchegante leva este nome devido à fácil visualização dos cardumes de tainha que se aproximam da costa em certas épocas do ano.

Instituto Kat Shurmann
A Família Shurmann fundou esta entidade sem fins lucrativos que se dedica ao desenvolvimento de programas de educação ambiental marinha. O visitante poderá neste espaço, ecologicamente correto, acompanhar as viagens da Família Shurmann por meio de exposições fotográficas, filmes e peças trazidas de várias partes do mundo.

Também conta com atividades interativas como a trilha ecológica, com cerca de 400 m de extensão, as placas explicativas ao longo do trajeto, permitem aos visitantes compreender um pouco melhor a flora e a fauna nativa da Mata Atlântica. No verão, a trilha é levemente iluminada de modo que se possa observar a movimentação dos animais de hábitos noturnos e as luzes geradas pelos vaga-lumes. O Instituto fica na av. Vereador Manoel José dos Santos, 220.
Praia do Ribeiro - www.shurmann.com.br

Cultura
Instituto Boimamão
Com o objetivo de manter viva a memória cultural de uma vila de pescadores de colonização açoriana, passando pela arquitetura, gastronomia, literatura popular, danças, musicas, religiosidade e artesanato, foi criado o Instituto Boimamão . O folguedo, que deu nome ao instituto, é uma das manifestações mais significativas da cultura popular catarinense. O boi é o elemento principal e o folguedo representa a morte e ressurreição deste animal, considerado um ícone de força e trabalho, abordando um tema épico. Muito parecido com o Boi-bumbá do nordeste, o boi-mamão é representado por uma armação de madeira e bambu, coberta com papel e pano.

O espaço cultural do Instituto mantém um acervo histórico, dois engenhos de farinha e uma olaria, abertos a visitação, beneficiando a comunidade do entorno com as oficinas de arte, eventos sociais e comunitários, além da venda do artesanato. Está localizado na Rua Abacate, 452 - Sertãozinho – www.institutoboimamao.org.br

Nos arredores:
Ilha de Porto Belo
É impossível chegar a Bombinhas sem passar por Porto Belo. Do Trapiche Municipal, barcos de pescadores levam você à Ilha de Porto Belo.

O melhor programa na ilha é seguir pela trilha auto-guiada que leva à Pedra da Cruz. A caminhada é feita sobre passarelas e contém placas indicativas, dura por volta de 1 hora e meia. O mirante, um dos pontos altos da ilha, proporciona uma bela vista, mas o principal atrativo são as inscrições rupestres talhadas na laje de granito conhecida por Pedra da Cruz, uma verdadeira relíquia arqueológica.
Solicite no quiosque de informações o folder que traz explicações sobre a biodiversidade da fauna e flora e as curiosidades da caminhada.

Outra opção é mergulhar e percorrer uma das sete trilhas subaquáticas, com profundidade de 2 m a 5 m. Fique atento e informe-se sobre as condições do mar. No dia que visitamos a ilha, mergulhamos num mar sem visibilidade e levamos queimaduras leves de águas vivas.

A ilha possui uma boa infra-estrutura com restaurante, quiosques e lojas, sendo um passeio que ocupa todo o dia.

A Ilha de Porto Belo permanece aberta durante o ano todo, mas na baixa temporada, entre os meses de abril e setembro, alguns serviços ficam indisponíveis, informe-se no centro de informações turísticas.

Horários:
Alta temporada: das 08h00 às 19h30
Baixa temporada: das 08h00 às 17h
O número de visitantes na ilha é controlado, entram até 1870 pessoas por dia.
Rafting no Rio Cubatão Sul em Santo Amaro da Imperatriz
Há 84 km de Bombinhas, em Santo Amaro da Imperatriz, o rafting no Rio Cubatão Sul é imperdível! Com a mata ciliar Atlântica intocada, o rio forma corredeiras que se dividem em dois trechos de descida: um leve para famílias com crianças e iniciantes, com corredeiras que vão do nível II ao III, e outro mais radical para quem já é praticante com corredeiras que chegam ao nível IV.
Quem oferece este rafting é a Ativa Rafting e Aventuras
Rua princesa Leopoldina, 103 – www.ativarafting.com.br
Além do rafting a Ativa organiza caminhadas e passeios de bike no parque, rapel em cachoeiras e pontes.

Serviços:

Como chegar:
De carro: BR 116 até Curitiba, siga pela BR 101, entre no Km 155 no viaduto para Porto Belo e Bombinhas.

De avião: Há dois aeroportos próximos, o aeroporto de Navegantes a 47 Km, distante cerca de 50 minutos de Bombinhas e o aeroporto de Florianópolis a 70 km.

De ônibus: Como não há rodoviária em Bombinhas, o ideal é descer em Balneário Camboriú e pegar a linha Praiana, que vai até Bombinhas.

Onde ficar:
Pousada George´s Village
Ecologicamente correta e num local rodeado de muita natureza.
Av. Vereador Manoel José dos Santos, 195 – entre as praias de Bombas e Bombinhas.
tel: (047) 3369-2177 – reservas@georgesvillage.com.br
www.georgesvillage.com.br

Pousada Vila do Farol
Av Vereador Manoel José dos Santos, 800 – centro
Tel: (47) 3393-9000 – www.viladofarol.com.br

Pousada Vila do Coral
Av. Vereador Manoel dos Santos, 215
Tel: (47) 3393-9333
www.viladocoral.com.br

Pousada Caminho do Mar
Oferece equipamentos básicos para mergulho livre incluído na diária.
Av. das Garoupas, 700
(47) 3369-2353
www.pousadacaminhodomar.tur.br

Onde comer:
Bombinhas abriga muitos restaurantes com diferentes apelos culinários. Na praia de Bombas, para comer um bom prato de peixe, indicamos:
Restaurante Olímpio
Rua Tucano, 55 – Bombas
Tel: (47) 3369-1297
Que permanece aberto para o almoço durante todo o ano.

Agências receptivas:
Mergulho - Hy Brazil
Av. Vereador Manoel José dos Santos, 205 A – entre as praias de Bombas e Bombinhas.
www.hybrazil.com.br

Caminhadas – Caminhos & Trilhas
caminhos_trilhas@hotmail.com
www.caminhosetrilhas.com.br
As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:

Timex: www.timex.com.br
Trilhas & Rumos: www.trilhaserumos.com.br
Skygraf: www.skygraf.com.br

Apoio de:
Copa Gastronomia e futebol: www.restaurantecopa.com.br
VIP´s Tur e Câmbio: www.vipsturecambio.com.br
Poddium Restaurante: www.poddium.net
Gatorade: www.gatorade.com.br

Visite o site da Família Muller:
www.familiamulleraventura.com.br

Para contratar nossa palestra motivacional envie um e-mail para:
falecom@familiamulleraventura.com.br :

Família Muller
0 Responses