Secretário da ONU para o clima Yvo de Boer renuncia

Ecoturismo & Sustentabilidade

O secretário-executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática, Yvo de Boer, renunciou ao cargo para se integrar a um grupo de consultoria, informou o secretariado para clima da ONU nesta quinta-feira (18), dois meses após a fracassada cúpula de Copenhague.

De Boer deixará o posto no dia 1º de julho para se unir à consultoria KPMG, informou a Convenção em comunicado. Filho de diplomata holandês, ele nasceu na Áustria, e lidera a agência desde 2006.


"Foi uma decisão difícil, mas acredito que o momento é certo para eu assumir um novo desafio, trabalhando com clima e sustentabilidade com o setor privado e o mundo acadêmico", disse De Boer no comunicado.

"Copenhague não providenciou um acordo claro em termos legais, mas o compromisso político e o senso de direção para um mundo com baixa emissão [de gases-estufa] é impressionante. Isso requer novas parcerias com o setor privado e agora tenho a chance de ajudar isso a acontecer", acrescentou.

A Convenção-Quadro é um tratado internacional realizado no Rio de Janeiro, em 1992, e firmado por quase todos os países do mundo, com o objetivo de estabilizar a concentração de gases do efeito estufa na atmosfera.

Sem limites obrigatórios a princípio, deixou tais regras para protocolos posteriores, como o de Kyoto (1997).

Agência Reuters
0 Responses