Turbinas de energia eólica conseguem prever o vento

Ecoturismo & Sustentabilidade

Um sistema agregado aos aerogeradores eólicos (turbinas de vento) que funciona como uma espécie de "radar de luz" está prestes a revolucionar o mercado mundial de energia eólica. Engenheiros da Universidade de Risoe, na Dinamarca, obtiveram êxito nos primeiros testes realizados com uma nova turbina, capaz de prever e reagir às alterações dos ventos, além de otimizar a geração de eletricidade.

Já batizado pelos pesquisadores com o nome de "Lidar" (Light Detection and Ranging), o sistema utiliza um feixe de raios laser para detectar a distribuição espacial da temperatura e da umidade na atmosfera.


"Os resultados mostram que este sistema consegue prever a direção, a intensidade e até a turbulência do vento. Com isto, estimamos que uma futura geração de turbinas de vento poderá aumentar a produção de energia e, ao mesmo, reduzir as cargas extremas que impactam no seu tempo de vida útil", explicou Torben Mikkelsen, um dos engenheiros responsáveis pelo projeto.

Quando o sistema Lidar é incorporado aos aerogeradores, eles passam então a "enxergar" o vento através da detecção das variações nas características da massa de ar. Em seguida, a turbina otimiza sua posição e ajusta a inclinação das pás, de modo com que o vento seja melhor aproveitado.

De acordo com os engenheiros, a tecnologia a laser aumenta a produção de energia em até 5%, principalmente porque permite a utilização de pás mais longas. Para se ter ideia, levando-se em conta uma turbina de vento com capacidade de 4 megawatts, tal crescimento representa um ganho financeiro de US$ 200 mil por ano.

"O sistema Lidar pode ser usado para aumentar a durabilidade das pás ao permitir que elas lidem melhor com as irregularidades do vento. Numa segunda etapa, isso tornará possível fabricar pás mais longas. Isto vai aumentar a produção de energia e tornar a eletricidade eólica mais competitiva", destacou Mikkelsen.

Atualmente, a indústria de turbinas de vento vive um verdadeiro boom, com a perspectiva de crescimento contínuo nos próximos anos, graças ao foco global nas energias renováveis e no combate às mudanças climáticas.

Os principais produtores mundiais de energia eólica* são:

1º Estados Unidos;2º Alemanha;3º Espanha;4º Portugal;5º China;6º Áustria;7º Suécia. *Dados de junho de 2009.

Terra, Com informações do site Inovação Tecnológica.
0 Responses