Academias de ciências vão auditar painel climático da ONU

Ecoturismo & Sustentabilidade

Em meio a uma crise de credibilidade, o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática) anunciou que o órgão responsável pela auditoria que avaliará seus procedimentos será o IAC (Conselho Interacademias), entidade composta por presidentes de 15 academias nacionais de ciências, incluindo a do Brasil.


Em coletiva nesta quarta-feira (10) em Nova York, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o presidente do IPCC, Rajendra Pachauri, enfatizaram que a auditoria, "completamente independente", visa "minimizar os erros [do painel], com total transparência, precisão e objetividade".

Os dois detalharam o anúncio feito na semana passada pelo Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), que revelara a decisão de submeter o painel do clima a uma avaliação externa.

A auditoria deverá ser concluída em agosto, antes da divulgação do quinto relatório do IPCC, em outubro. O órgão vem sendo pressionado por ter cometido erros em seu relatório de 2007, que lhe rendeu o Prêmio Nobel da Paz.

Um dos problemas apontados foi a previsão de que as geleiras do Himalaia derreteriam até 2035. A fonte da informação incluída no documento do painel era um trabalho sem revisão técnica, e estava errada.

Outro bombardeio de críticas ocorreu após o vazamento de e-mails roubados de cientistas na Universidade de East Anglia.

Em algumas mensagens, membros do IPCC sugeriam vetar aos opositores da teoria vigente de aquecimento global o acesso a dados de temperatura.

Ban Ki-moon, ontem, minimizou as críticas e afirmou não ver "indícios que coloquem em dúvida as principais conclusões" do texto. Para ele, "as evidências mostram que o aquecimento global está acelerado e necessita de ação urgente".

"Lamentavelmente, houve um número muito pequeno de erros no quarto relatório [do IPCC]. Lembrem-se, tratam-se de 3.000 páginas de complexas informações científicas", disse o secretário-geral da ONU.

Afastamento

Após o anúncio, o holandês Robbert Dijkgraaf, um dos líderes do IAC, não deu detalhes sobre quem fará parte da auditoria, mas afirmou à Associated Press que o painel deverá ter cerca de dez membros, entre especialistas independentes e cientistas que já trabalharam com o IPCC, mas que estejam "afastados o suficiente para serem independentes".

Ainda de acordo com Dijkgraaf, o IAC escolherá o grupo em reunião marcada para o próximo dia 22. A ideia, diz, é "olhar para a frente", detectando erros de procedimento, metodologia e administração que possam prejudicar as conclusões do próximo painel das Nações Unidas para o clima.

A Academia Brasileira de Ciências indicará pesquisadores para o grupo, segundo o seu represente junto à IAC, Eduardo Moacyr Krieger. "O IAC já tem trabalhado com a ONU em outros projetos.

Tem experiência e competência para revisar os trabalhos do IPCC. Agora vamos consultar as academias dos países-membros, pedindo que ofereçam uma lista de pesquisadores para o trabalho."

Folha de SãoPaulo
0 Responses