Amorim e Hillary selam cooperação em mudança climática

Ecoturismo & Sustentabilidade

O chanceler Celso Amorim assinou nesta quarta-feira (3) com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, em Brasília, um memorando de cooperação na luta contra a mudança climática.

O memorando estabelece uma nova "política de diálogo sobre mudança climática", na qual são fixadas as prioridades e diretrizes a serem seguidas para fazer frente ao fenômeno.


O documento estipula o cumprimento da convenção das Nações Unidas sobre mudança climática e propõe uma série de estratégias para cumprir "o mais em breve possível" os objetivos do Acordo de Copenhague, de dezembro passado.

Além disso, propõe estratégias para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e promove a pesquisa, o desenvolvimento e a difusão de tecnologias que produzam energias limpas e renováveis.

As partes se comprometeram, além disso, a promover uma maior cooperação bilateral em campos como a redução das emissões causadas pelo desmatamento e a degradação ambiental.

Por último, o texto destaca o compromisso dos governos brasileiro e americano com o trabalho realizado até agora em energias renováveis, energia eficiente, e na limpeza e armazenamento de carbono.

Hillary realiza hoje uma visita ao Brasil na qual, além de se reunir com Amorim, tem prevista uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma conferência em uma universidade de São Paulo.

da Efe
0 Responses