Carbono: 75 países fixam metas de emissões para 2020

Ecoturismo & Sustentabilidade

Um total de 75 países estabeleceram metas de redução ou limitação do crescimento das emissões de gases do efeito estufa até 2020, como parte do acordo de Copenhague, anunciou a ONU. Além disso, 111 países, assim como a União Europeia (integrada por 27 países), expressaram apoio ao acordo de Copenhague, informou um comunicado da Convenção Marco das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).


Estes compromissos já eram conhecidos em sua maioria, especialmente no que diz respeito aos maiores emissores de gases de efeito estufa do planeta, mas é a primeira vez que a ONU publica um documento oficial através de uma compilação.

Negociado por 20 chefes de Estado e de governo nas últimas horas da reunião de cúpula de Copenhague, em dezembro, o documento estabelece o objetivo de limitar a dois graus o aumento da temperatura média do planeta, mas não fixa os meios para alcançar a meta. "Está claro que, apesar dos compromissos apresentados representarem um importante passo à frente, não seriam suficiente para limitar o aquecimento a dois graus", admitiu Yvo de Boer, secretário executivo da CMNUCC, formada por 194 países.

Para o chefe das Nações Unidas para a questão da mudança climática - que deixará em breve o cargo -, o próximo grande encontro sobre o clima, no final do ano no México, deve permitir uma "aceleração significativa" dos esforços para limitar o crescimento das emissões e se preparar para os inevitáveis impactos do aquecimento global.

Mais preciso no capítulo financeiro do que no relativo à redução de emissões, o Acordo de Copenhague - um documento político não vinculante - prevê uma ajuda aos países mais vulneráveis de US$ 30 bilhões em três anos (2010 a 2012) e um aumento progressivo para alcançar os US$ 100 bilhões anuais em 2020.

AFP
0 Responses