Congresso Nacional participa do movimento Hora do Planeta

Ecoturismo & Sustentabilidade

Neste sábado, dia 27 de março, Câmara dos Deputados e Senado Federal também participam da Hora do Planeta, apagando as luzes dos dois prédios em Brasília, entre 20h30 e 21h30, como parte de um ato simbólico de alerta contra o aquecimento global.


A adesão da Câmara dos Deputados ocorreu na quinta-feira (24/3), quando o Presidente da Câmara, deputado Michel Temer, recebeu do superintendente de Conservação do WWF-Brasil, Claudio Maretti, o kit de mobilização (camiseta e lanterna manual) e assinou o termo de adesão.

Maretti explicou que, neste Ano Internacional da Biodiversidade, a Hora do Planeta no Brasil ressalta que conservar ecossistemas terrestres e aquáticos é a melhor maneira de nos prepararmos para resistir aos impactos de situações climáticas severas. No País, o desmatamento é a maior causa de emissões dos gases de efeito estufa, que são os responsáveis pelas mudanças climáticas.

“Ao aderir ao movimento, a Câmara dá um exemplo e traz para si a responsabilidade de discutir de forma mais responsável leis como a do Código Florestal”, lembrou Maretti.

Michel Temer comentou sobre a importância de ações para conservação do meio ambiente ao lembrar de sua infância no estado de São Paulo, quando podia nadar nas águas do Tietê, hoje um dos rios mais poluídos do país.

“Estamos todos preocupados com o meio ambiente. A Câmara dos Deputados tem trabalhado intensamente não só produzindo leis como também agindo internamente buscando redução do consumo de água e de energia”, explicou.

No Senado Federal o compromisso com a Hora do Planeta foi feito por meio da assinatura do termo de adesão pelo presidente da casa, senador José Sarney.

A senadora Marina Silva também assinou o termo de adesão da Hora do Planeta e avisou que, onde estiver, irá desligar as luzes no próximo sábado. “A importância do gesto de apagar a luz é de convocação e também um alerta de que a gente vive crise ambiental sem precedentes. Para ser enfrentada precisa da ação dos governos, empresas e indivíduos. Que na Hora do Planeta a gente possa apagar a luz e acender no nosso coração o compromisso com um mundo melhor”, afirmou.

Na quarta-feira (23/3), a Frente Parlamentar Ambientalista também aderiu à Hora do Planeta.

A participação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal foi estimulada pelos setores Ecocâmara e Senado Verde, que promovem ações de sustentabilidade nas duas casas.

WWF
0 Responses