ONU: capacitação das mulheres é chave para a sustentabilidade

Ecoturismo & Sustentabilidade

Apesar dos progressos registrados nos últimos 15 anos no que diz respeito a igualdade de gênero e capacitação das mulheres, ainda existe a necessidade de transformar promessas e palavras em ações concretas em várias áreas.


A afirmação foi feita pela vice-secretária-geral da ONU, Asha Rose Migiro, na segunda-feira, 1º de março, em Nova York. Ela participou da abertura da 54ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher.

Migiro ressaltou que muitos países conseguiram avanços em diversos setores, como a educação e adoção de leis, programas e políticas nacionais.

Segundo a vice-secretária-geral, um número crescente de pessoas compreende agora que a igualdade de gênero e capacitação de mulheres não é apenas um objetivo em si, mas a chave para um desenvolvimento sustentável, crescimento econômico, paz e segurança.

Pequim

A sessão deste ano da Comissão sobre o Estatuto da Mulher marca o 15º aniversário da adoção da Declaração de Pequim. Graça Samo, diretora-executiva da rede moçambicana de ONGs Fórum Mulher, relatou à Rádio ONU que o contexto da reunião atual é completamente diferente da que foi realizada em Pequim.

"Estamos perante crises econômicas e financeiras. Quando fomos à Pequim, não tínhamos o problema de terrorismo que hoje é uma questão da agenda global. Como é que vamos enfrentar esses problemas colocando como prioridade a agenda dos direitos das mulheres? A questão do acesso a financiamento é um outro problema importante", afirmou.

Prioridade

O encontro de Nova York, que deve durar duas semanas, reúne representantes de governos, sociedade civil e setor privado. Migiro informou que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, apontou a igualdade de gênero e a capacitação das mulheres como áreas prioritárias de ação para o sistema das Nações Unidas.

EcoDesenvolvimento
0 Responses