EUA concluem novas regras para consumo de gasolina no país

Ecoturismo & Sustentabilidade

O governo americano finalizou nesta quinta-feira a elaboração de novas normas para o uso de gasolina no país, que preveem um consumo médio em torno de 14 km por litro nos automóveis produzidos a partir de 2012 e têm por objetivo economizar milhões de barris de petróleo e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.


Segundo os novos padrões, os veículos deverão percorrer em média 54,9 km com um galão de gasolina (3,8 litros) ou consumir 6,8 litros em 100 km para os modelos de 2016. Antes, o limite era de 8,62 litros por 100 km (em torno de 44 km por galão).

Essas medidas são o resultado de um programa anunciado em maio de 2009 pelo presidente Barack Obama com o objetivo de adotar normas federais uniformes para economizar combustível e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

"Essas novas regras históricas estabelecem objetivos ambiciosos para a indústria automobilística, mas objetivos alcançáveis, como a economia de gasolina que também representará um impulso às novas tecnologias", declarou o secretário de Transporte, Ray LaHood, ao anunciar as medidas junto à diretora da Agência americana de Proteção ao Meio Ambiente (EPA, da sigla em inglês), Lisa Jackson.

Segundo o departamento de Transporte e a EPA, o comprador de um modelo de 2016 poderá economizar até US$ 3 mil em média durante a vida útil do automóvel.

Para o país inteiro, as novas regras de consumo permitirão economizar 1,8 milhão de barris de petróleo e reduzir em cerca de 1 bilhão de toneladas as emissões de gases de efeito estufa durante o período de uso dos veículos.

France Presse
0 Responses