Falta de acesso à água prejudica aprendizado de crianças

Ecoturismo & Sustentabilidade

Mais da metade das escolas primárias em 60 países em desenvolvimento carecem de instalações adequadas de água e dois terços são desprovidas de saneamento apropriado. A informação consta em estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras agências parceiras.


O relatório é baseado no programa do Unicef conhecido como Wash in Schools, ou Lave nas Escolas, que prevê melhor acesso à água potável, saneamento e higiene nas escolas. Sem tal recurso, segundo o documento, meninos e meninas correm sérios riscos, já que doenças como a diarreia matam 1,5 milhão de crianças com menos de cinco anos de idade todos os anos.

O estudo pede ação de legisladores, administradores, comunidades e pais para a implementação da iniciativa "Wash" nas escolas, para que crianças tenham água e instalações sanitárias adequadas. A diretora regional do Unicef para o Oriente Médio e Norte da África, Sigrid Kaag, lembrou que milhões de crianças no mundo em desenvolvimento vão à escolas sem água potável ou vasos sanitários limpos.

Meninas

Ela destacou que o "Wash" pode ajudar no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), como o acesso universal à educação primária, redução da mortalidade infantil e da proporção de pessoas sem saneamento básico.
O relatório também aponta para a proteção dos direitos das meninas à educação, já que muitas se recusam a frequentar escolas que não são limpas e seguras.

EcoDesenvolvimento
0 Responses