Litoral fica mais próximo do interior e da capital com o Rodoanel

Rodoanel                                             
Agora, é só um pulinho para chegar em Santos. Facilidade de escoamento das exportações pelo porto e incentivo ao turismo - que conta com a linda orla marítima e o Centro Histórico -, são os principais benefícios que trará para a cidade o Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas. Considerada a maior obra viária da América Latina, ela foi inaugurada na terça-feira (30/03) pelo governador José Serra.

O projeto de R$ 5,03 bilhões dispensará a necessidade de atravessar a cidade de São Paulo para chegar ao litoral paulista, proporcionando economia no tempo de viagem, dando nova dinâmica ao transporte de veículos de cargas da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e diminuindo a poluição ambiental.


Somente nos 61,4 quilômetros do Trecho Sul deverão transitar, diariamente, cerca de 55,5 mil veículos de passeio e 16,5 mil caminhões, ocasionando uma queda de 80% no número de caminhões em duas grandes vias da capital paulista: Avenida dos Bandeirantes e Marginal Pinheiros. Esse remanejamento do tráfego também vai diminuir em 6% a emissão de gases poluentes, bem como reduzir custos de R$ 2 bilhões por ano, em relação ao tempo de viagem, consumo de combustível e desgaste de veículos.


Conceito de anel viário

Um rodoanel ou circunvalação é uma estrada ou auto-estrada construída no perímetro de grandes cidades para conectar importantes vias de circulação de veículos, evitando que o tráfego afete vias de menor escoamento.

O rodoanel de São Paulo está em fase final de construção. Com a finalidade de ordenar e desafogar o trânsito, o projeto do complexo circunda a capital paulista, interligando as dez rodovias que chegam ao município paulistano: Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castello Branco, Anhangüera, Bandeirantes, Fernão Dias, Presidente Dutra, Ayrton Senna, Imigrantes e Anchieta. Quando concluída, a obra contará com cerca de 170 Km de extensão.

O Trecho Sul do Rodoanel interliga as rodovias Anchieta e Imigrantes, além da Região do ABC, às rodovias Bandeirantes, Anhanguera, Castello Branco, Raposo Tavares e Régis Bittencourt, que já estavam conectadas pelo Trecho Oeste, desde outubro de 2002. Brevemente será aberta licitação para a construção do Trecho Leste. A previsão é que os serviços tenham início em fevereiro de 2011.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura
1 Response
  1. Ola pessoal ,

    gostaria de primeiramente parabeniza-los pelo site.

    A notícia do Rodoanel é boa , porém não podemos deixar de colocar nossas críticas.

    Não faço parte de nenhum partido e nem quero criar visão partidaria, mas não podemos esquecer que esta é uma obra "atrasada" pois o projeto do rodoanel completou 16 anos e só agora temos o 2 trecho.

    Fora que depois de tanta demora o governo poderia ter usado asfalto ecológico e não ter invadido tantas áreas de mananciais e mata.

    Mas o ponto positivo que vale é retirar boa parte dos caminhões da capital assim emitindo menos fumaça e melhorando um pouco o fluxo de trânsito tão intenso.