Mensagem com denúncia falsa sobre a Amazônia circula na internet

Ecoturismo & Sustentabilidade

Uma mensagem com denúncia falsa de roubo de ovos de tartaruga no rio Solimões circula na internet, ilustrada com fotos originárias da Costa Rica. “Veja o que acontece na margem esquerda do Rio Solimões! Favor difundir - roubam os ovos das tartarugas para vender!”, diz o e-mail. Logo abaixo há diversas imagens de tartarugas numa praia e de pessoas recolhendo os ovos e colocando-os em grandes sacos.


À primeira vista, chama a atenção que a praia retratada não é fluvial, e sim marítima, já que em algumas das imagens é possível ver ondas grandes.

Um olhar mais atento revela ainda que um dos sacos carregados pelos supostos “ladrões de ovos” da Amazônia tem inscrição em espanhol.

A origem verdadeira das fotografias é um jornal da Costa Rica chamado “Al Día”. Por telefone, a jornalista Paula Chinchilla, funcionária do diário, confirmou ao Globo Amazônia que as imagens foram feitas por um colega seu, o fotógrafo Manuel Vega, na praia de Ostional.

A coleta de ovos de tartaruga no local, segundo "Al Día", é autorizada e não prejudica a reprodução dos animais. De um total de 6 milhões de ovos postos pelos quelônios, 450 mil são coletados pelos moradores, afirma o jornal.

A mensagem dizendo que se trata de um fato ocorrido no Rio Solimões aparentemente é uma versão abrasileirada de um correio em inglês denunciando o "roubo" na Costa Rica, também falso, já que a coleta de ovos mostrada não é clandestina.

Ainda que essa mensagem especificamente seja falsa, a Amazônia não está livre do roubos de ovos de tartaruga.

Globo Amazônia
0 Responses