Cultivo de girassol em Mato Grosso pode ser prejudicado pela falta de chuvas

Ecoturismo & Sustentabilidade

Comum nesta época do ano nos campos de Mato Grosso, o girassol tem preocupado os produtores, já que o cultivo pode ser prejudicado pela falta de chuvas.

O município de Campo Novo do Parecis, a 400 quilômetros de Cuiabá, é um dos grandes produtores. São 25 mil hectares de área plantada no cerrado mato-grossense.


As pétalas são retiradas em menos de 15 dias de cultivo, quando secam.

Flávio e o irmão Marcelo Giacomet começaram a cultivar girassol há quatro anos. Hoje, eles cuidam de 500 hectares de área plantada, para produzir óleo. Este é o primeiro ano que a produção dos irmãos é ameaçada pela estiagem.

“Nós estamos há 33 dias sem chuva. Com certeza, vamos ter uma quebra de safra. É difícil quantificar isso, até por falta de experiência com girassol, mas com certeza vamos ter uma quebra”, disse o agricultor Flávio Giacomet.

Em outra lavoura, são quase quatro mil hectares de girassol, que correspondem à metade da área de soja da fazenda. O produtor Sérgio Stefanello acredita que não vai ter grandes problemas em relação à produtividade este ano. Mas, se chovesse mais, a safra poderia ser ainda melhor.

“Como a chuva não está em excesso, favorece um pouco a cultura do girassol. Se chovesse um pouco mais poderíamos ter um super safra. Como está chovendo pouco, faremos um produção normal ou um pouco abaixo da expectativa de 1,8 mil a 2 mil quilos por hectare”, avaliou Stefanello.

Globo Amazônia
0 Responses