Estátua da Liberdade celebra 126 anos e reabre sua coroa ao público

Ecoturismo & Sustentabilidade


A Estátua da Liberdade celebra seu 126º aniversário neste domingo com a reabertura de sua coroa ao público, após ter permanecida fechada durante um ano por causa de uma restauração para reforçar a segurança dos visitantes.

"Estes trabalhos de renovação significam, literalmente, que o caminho da liberdade está aberto a todo o mundo", afirmou o secretário de Interior dos Estados Unidos, Ken Salazar, durante a cerimônia de reabertura da estátua.



A cerimônia inaugural ocorreu em meio a fortes ventos e sob os preparativos adotados pelas autoridades de Nova York para enfrentar a chegada do furacão Sandy, como a suspensão do transporte público e o fechamento das escolas.

A Estátua da Liberdade, realizada em cobre pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi, foi inaugurada no dia 28 de outubro de 1886 e erguida sobre um forte em forma de estrela e um pedestal de quase 47 metros de altura. A princípio, o monumento foi criado para ser um símbolo de boas-vindas aos imigrantes que chegavam aos Estados Unidos de navio pelo Oceano Atlântico.

Em seus 126 anos de existência, a Estátua, declarada monumento nacional em 1924, foi submetida a múltiplos processos de reforma, sendo que o último foi iniciado no último ano com o objetivo de "melhorar a segurança dos visitantes", explicou à Agência Efe uma das arquitetas encarregada pelas obras, Anne Weber.

Entre estas melhoras, cujo custo se aproxima de US$ 30 milhões, estão uma nova escada, composta por 393 degraus mais baixos (ao invés dos 354 que havia até agora), para que a subida fique mais fácil; uma remodelação dos banheiros e um sistema de refrigeração para atenuar o calor no interior da estátua.
Outra grande renovação foi a facilitação do acesso aos visitantes com limitações físicas, já que, a partir de agora, as pessoas em cadeira de rodas, que até o momento tinham que ficar em nível do solo, poderão ascender ao observatório situado no alto do pedestal.
De acordo com os projetistas da reforma, a coroa da Estátua da Liberta deverá receber a visita de até 26 mil visitantes, além dos 3,5 milhões que já costumam visitar anualmente o monumento.

Apesar da reabertura da Coroa, o processo de reforma da estátua não será concluído até o início de 2013, quando todas as instalações do monumento estarão abertas.
Fonte: UOL Viagem
0 Responses