Ecoturismo - Estudo associa intoxicação em crianças a assentos de carros

Ecoturismo & Sustentabilidade

Intoxicação por chumbo em crianças é geralmente o resultado da tinta descascada de casas antigas ou tubulação de chumbo antiga. Mas o carro da família e os assentos das crianças podem também ser contaminados, especialmente se os pais trabalham em locais que os exponham a chumbo.

No ano passado, quando foi constatado que seis bebês e crianças pequenas de Maine possuíam altos níveis de chumbo no sangue, agentes de saúde que inspecionaram os lares das crianças não encontraram traços de chumbo, exceto em algumas áreas externas, onde os membros da família deixavam seus sapatos e roupas sujas.

Então, eles inspecionaram os carros das famílias. "Consideramos 430,5 microgramas por metro quadrado um nível elevado para assoalhos, que são uma área de contato para as crianças", disse Tina Bernier, especialista ambiental do Programa de Prevenção de Intoxicação Infantil por Chumbo. "Alguns dos níveis nos assentos dos carros chegavam a 4,3 mil e subiam para 10 mil em outras áreas do carro."

Os pais de várias crianças trabalhavam na remoção de tinta de prédios antigos em reforma, sendo que três deles eram empregados da mesma empresa, que não lhes disponibilizava locais para tomar banho ou trocar de roupa antes de irem para casa, como é exigido, disseram os investigadores. Outro pai era um profissional autônomo que trabalhava com reciclagem de metal.

O artigo, publicado na semana passada no Relatório Semanal de Incidência de Doenças e Mortalidade dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças, é o primeiro caso conhecido de exposição a chumbo através de assentos do carro, embora o chumbo já tenha sido anteriormente encontrado em automóveis.

Tradução: Paulo Migliacci ME
The New York Times
Ecoturismo & Sustentabilidade
0 Responses