Ecoturismo - Nova licitação deve elevar preços de ingressos para o Carnaval do Rio em 2010

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O secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, afirmou na tarde de desta terça-feira que a nova licitação para a organização do Carnaval 2010 deve influenciar na elevação do preço dos ingressos para os desfiles do Grupo Especial na Sapucaí. Mello disse ainda que o valor mínimo esperado na arrecadação com a venda de bilhetes é de R$ 41 milhões, mesma quantia de 2009.
"Diminuir o preço dos ingressos nós não vamos, porque a Riotur [Secretaria Especial de Turismo do Rio de Janeiro] não pode perder receita. Para bater os R$ 41 milhões arrecadados ou até passar este valor, a empresa vencedora da licitação poderá aumentar o preço dos bilhetes para que não haja prejuízos" afirmou o secretário, em entrevista na zona sul do Rio.

De acordo com a secretaria, a empresa escolhida para organizar o espetáculo cuidará apenas dos desfiles do Grupo Especial. A venda de ingressos para o grupo de acesso A continuará sob a responsabilidade da Liesa (Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso).

Durante a entrevista, o secretário de Turismo disse também que o nome da empresa vencedora será divulgado no dia 9 de outubro. O grupo que for escolhido ficará responsável pelo planejamento do evento 120 dias antes dos desfiles e 90 dias depois.

"Um dos requisitos é que seja uma empresa nacional e que já tenha realizado grandes espetáculos. O vencedor definirá o preço dos ingressos, exceto do setor de turistas, que já foi definido pela prefeitura e será o mesmo do último Carnaval", disse Mello, que ainda informou que os interessados devem retirar o edital com a comissão de licitação, no Sambódromo.

No setor turístico, os ingressos custarão R$ 550 para cada dia de desfile, segundo a Liesa. A Riotur informou ainda que as frisas terão o custo de R$ 5.800.
Mudanças

A Liesa, que desde 1995 tinha a exclusividade do contrato para a organização do espetáculo na Sapucaí com a Prefeitura do Rio, o que vinha sendo questionado pelo Ministério Público, poderá participar do processo de licitação.

A empresa vencedora da licitação terá que repassar 53% da receita para as escolas de samba, via Liesa. Outros 10% será para o pagamento de direitos autorais e 7% para a Riotur. Antes, a prefeitura ficava com 6%. A Liga das Escolas de Samba manteve a exclusividade para fechar contratos de direitos de transmissão.

O contrato entre a Riotur e a vencedora da licitação será apenas para o Carnaval 2010, mas poderá ser renovado por mais quatro anos, caso exista o interesse da prefeitura. A fiscalização dos serviços será feita através de uma comissão nomeada pela secretaria de Turismo.

Os direitos de publicidade e propaganda ficam a cargo da empresa vencedora da licitação. "Nossa ideia é aprimorar o Carnaval. Não estamos tirando da Liesa, queremos dar mais transparência", afirmou o secretário.

Os quesitos preço e técnica serão levados em conta, sendo que a experiência na promoção de eventos tem peso 7, já o preço é avaliado com peso 3. O grupo vencedor deve assumir a organização do evento no dia 1 de dezembro, mês do início dos ensaios técnicos.

Diana Brito
Folha Online

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