Ecoturismo - O caso Marina Silva

Ecoturismo & Sustentabilidade

A virtual candidatura de Marina Silva pelo PV vem dando passos largos para que saia da virtualidade e entre para a realidade, hoje ela se desfiliou oficialmente do PT, após uma história de mais de 30 anos no partido de Lula.

A sua saída já era esperada desde o meio da semana passada, quando o líder do PV na câmara, Zequinha Sarney, filho do ex-presidente José Sarney, ecoou que ela já havia afirmado se filiaria ao PV. Hoje pela manhã ela ligou para o também senador pelo PT Aloízio Mercadante (SP) e confirmou sua saída.

A grande expectativa que se tem agora é até onde está campanha pode mudar de fato a política nacional. Marisa tem a ficha limpa, imagem de boa menina e ao contrário dos outros dois presidenciáveis, tem carisma e simpatia de sobra. As pesquisas eleitorais ainda não se decidiram se ela tem ou não chances, as preliminares encomendadas pelo PV e pela Istoé apontam Marina com até 24% das intenções de votos, mas a mais respeitada pesquisa eleitoral do Brasil, o Datafolha aponta Marina com apenas 3% dos votos, em quinto lugar na corrida presidenciável. É muito e é pouco, se não subir rapidamente provavelmente será apenas mais um Cristovam Buarque (ex-ministro de Lula até 2005, ele tentou se eleger presidente em 2006 com a bandeira da educação, mas teve apenas 3% dos votos válidos); é muito porque em apenas duas semanas da possibilidade ela já tem 3% das intenções de votos, em números reis isto quer dizer mais de 4 milhões de votos, mas pouco para ter alguma chance de disputar a eleição de fato.

O carro-chefe de Marina é o meio-ambiente, assunto que ela tem PhD após 6 anos a frente do Ministério de Meio Ambiente, fora os outros 24 anos de militância ao tema. Seringueira, lutou pela causa ao lado de Chico Mendes nos anos 80 e depois ingressou na carreira política. Em 1994 foi eleita senadora pelo Acre, acabando com a hegemonia de ex-governadores e grandes empresários do estado a eleger os senadores.

O que Marina pode dar de mais importante para a política nacional ela já está contribuindo, que colocar o tema Meio Ambiente em primeiro lugar, mesmo que sua campanha não vingue, o tema já entrou no cenário político e de lá não deve mais sair, caso o Brasil queira estar na vanguarda no tema que com certeza marcará o mundo no século XXI, o Meio Ambiente.

Equipe Ecoturismo & Sustentabilidade

0 Responses