Ecoturismo - Aprenda como descartar pilhas e baterias

Ecoturismo & Sustentabilidade


Celulares, telefones sem fio, máquinas fotográficas e aparelhos de MP3 estão entre os equipamentos eletrônicos que já fazem parte do cotidiano na vida moderna e precisam de uma dose extra de cuidado. Apesar da facilidade que oferecem, a população deve ficar atenta ao descarte correto das baterias e pilhas utilizadas nesses aparelhos, já que algumas ainda são compostas de elementos químicos, considerados nocivos quando lançados em grande quantidade no meio ambiente.

As pilhas regulares, comuns, alcalinas e as baterias do tipo botão fabricadas no Brasil podem ser descartadas no lixo doméstico, pois possuem baixo nível tóxico. Essa informação consta na própria embalagem desses produtos. Já os materiais originados no exterior e que chegam de forma ilegal são motivos de preocupação. "São vendidos a preços mais baixos, mas não respeitam a legislação vigente", disse a Coordenadora de Políticas Ambientais da Semam (Secretaria de Meio Ambiente), Maria Cecília Furegato.

Com relação aos sistemas recarregáveis, baterias de telefone celular e alguns tipos de pilhas, deve-se obedecer a Resolução 401/08 do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) que responsabiliza os fabricantes e comerciantes pelo recolhimento e destinação desse material e também a Lei estadual nº 13.576/09, que estabelece normas e procedimentos para a reciclagem,
gerenciamento e destinação do lixo tecnológico.

CONSCIENTIZAÇÃO
A Semam realiza um trabalho de conscientização com os comerciantes e consumidores da cidade. Trata-se do projeto Educando por Natureza, que por meio de palestras aborda a importância da redução de consumo, reutilização de embalagens, reciclagem e reavaliação de atitudes realizadas em escolas, condomínios, empresas privadas, entre outros locais.

A Semam disponibiliza ainda uma lista dos postos de recolhimento atualizada que recebe todos os tipos de pilhas e baterias, mesmo as que não oferecem risco ao meio ambiente, o que facilita o entendimento da população e agiliza o processo. Todo o material é encaminhado para empresas autorizadas, voltadas para a reciclagem desse tipo de resíduo. Para solicitar a listagem, é preciso
entrar em contato pelo telefone 3226-8080 ou por e-mail seiamb@santos.sp.gov.br

Prefeitura Municipal de Santos

Ecoturismo & Sustentabilidade
0 Responses