A história das bandas estudantis em Santos

Ecoturismo & Sustentabilidade

Sete de setembro vem aí e a primeira coisa que ocorre na cabeça de qualquer cidadão brasileiro é o desfile do Dia da Independência. E desfile sem banda de escola, não é desfile. Nos últimos anos, no entanto, são poucos os momentos em que as bandas das escolas de Santos se apresentam para o público.

Contudo, não era assim há cerca de 40 anos, no auge das bandas escolares na Cidade. Muitos podem não saber, mas Santos teve dezenas de bandas, de nível nacional, nas décadas de 60 e 70. Algumas ganharam competições nacionais e estaduais. Entre as escolas que se destacavam naquela época estavam o Ateneu Santista, o Santista (Marista), Liceu Santista, Coração de Maria, Colégio Moderno, Santa Cecília, Carmo, Canadá e várias outras escolas.

Naquela época, elas se apresentavam em diversas ocasiões para a população e não só na cidade, mas também em diversas regiões do País e conquistavam campeonatos estaduais, tendo até rixa entre as escolas da cidade, por causa das bandas que as integravam.  Elas chegavam, em alguns casos, a ter 80 componentes, podendo ser 60 deles músicos. O alto custo para manter uma banda levou muitas escolas a abandonarem a atividade.

Alexandre Felipe Gomes, da Coordenação Técnica das Bandas da Secretaria de Educação de Santos (SEDUC), disse que, em valores atuais, só de uniforme para a banda que deve ser trocado em média a cada dois anos, por diversos motivos, como desgaste, crescimento dos estudantes, são cerca de 30 a 40 mil reais, fora a manutenção dos instrumentos, professores para a posição e outros custos.

Com isso, as escolas começaram a cortar as bandas, a ponto de nenhuma das grandes escolas de Santos, atualmente, ter bandas.

Hoje em dia
Há cerca de cinco anos, a Prefeitura de Santos comprou instrumentos e uniformes para remontar as tradicionais bandas estudantis da cidade e criou o Projeto “Pra ver a banda tocar” que tem por objetivo resgatar a história e a importância das bandas na cidade. Somente a prefeitura mantém bandas permanentes em unidades escolares. As 32 Unidades Municipais de Educação (UMEs) de Ensino Fundamental possuem bandas, tendo cada uma delas 50 componentes.

Gomes ainda diz que as bandas tocam em festas religiosas, carnaval de bairro, no desfile da Zona Noroeste, desfiles cívicos, entre outros eventos. Contudo, os principais eventos que elas participam regularmente são o desfiles da Independência e do aniversário da Zona Noroeste.

Ele também afirma que a Prefeitura não tem interesse em criar um lado competitivo entre as bandas, pois visa dar oportunidades aos adolescentes de aprenderem a tocar instrumentos musicais e ao lado cultural da banda e não mais às competições, como era no passado.
 
0 Responses