Travessia dos sonhos: De Parnaíba aos Lençóis Maranhenses

Ecoturismo & Sustentabilidade

Em tempo de gripe suína, os destinos do nordeste do Brasil e das regiões mais quentes a América Latina tem se tornado uma boa opção de viagem. Isto é bom porque lugares até então poucos desconhecidos pelos brasileiros acabam sendo descobertos e valorizados como excelentes destinos turísticos.

No Brasil não são poucos os destinos que receberam uma atenção especial do Criador, abençoados com uma natureza rica e paisagens exuberantes, lugares realmente de tirar o fôlego. Um destes destinos é sem dúvida a região entre Parnaíba e Lençóis Maranhenses. Situados respectivamente no Piauí e Maranhão este trecho do litoral brasileiro reúne como nenhum outro um ecossistema rico e diverso coberto por dunas, mangues, lagoas translúcidas, veredas de Buritis e ilhas virgens.

Parnaíba
Nossa viagem começa em Parnaíba a segunda mais importante cidade do Piauí com 160 mil habitantes. Fundada no século XVIII tem ganhado destaque como importante destino turístico do nordeste e é conhecida como a “Capital do Delta”. Este nome refere-se ao Delta do rio Parnaíba o único delta em mar aberto das Américas e localizado a poucas dezenas de quilômetros da cidade. Composto por mais de 70 ilhas, grande parte delas ainda em estado virgem, o Delta é um das regiões mais lindas do nosso litoral.

Possui trechos de mangues, onde uma fauna lacustre e marinha florescem em abundância, assim como grandes praias de areia branca e fina. Devido a dificuldade de acesso, boa parte destas praias permanecem intocadas. Para conhecer o delta existem duas opções: por ar, utilizando pequenos aviões que sobrevoam toda a costa e através de passeios diários de barco que viajam até a foz, divisa natural entre dois estados.

Além do Delta, Parnaíba também oferece uma série de atrativos que a tornam muito convidativa ao visitante. Dentre vários, podemos citar histórico Porto das Barcas, a lagoa do Portinho, a praia da Pedra do Sal, o morro do Urubu, onde se pratica Sand Board entre outros.

Travessia
Um dos passeios que recomendo é a travessia terrestre entre Parnaíba e Barreirinhas, onde estão os Lençóis Maranhenses. A viagem é feita em 4x4, primeiro por estradas pavimentadas e depois por trilhas cobertas de areia. No caminho cruzam-se várias vilas de pescadores, uma mais pitoresca que a outra. A primeira parada importante é na região batizada de Pequenos Lençóis. Ali, dunas de areia abrem espaço por entre o verde da mata nativa formando um contraste impressionante. Do alto delas pode-se ter uma visão de toda a região e de boa parte do litoral maranhense. Seguindo viagem, a travessia segue por um trecho de uma praia virgem, isolada e castigada pelo vento que sopra constante. Pedaços de troncos mortos no meio da areia testemunham que a região já foi um mangue que se estendia por dezenas de quilômetros. O mangue foi destruído pelas dunas que já cobriram a região. As dunas não são estruturas fixas, elas literalmente caminham levadas pelo vento. Isto faz com que a paisagem esteja em constante mutação. No final da praia chegamos a pequena vila de Caburé onde algumas pousadas e restaurante fornecem suporte ao visitante.

Barreirinhas e Lençóis Maranhenses

Barreirinhas tem hoje 50 mil habitantes e uma estrutura bem razoável para receber o turista. Desde a cidade partem caminhões adaptados, tipo jardineira, que levam os turistas através de estradas de terra até o Parque Nacional de Lençóis Maranhenses. A região tem este nome por duas razões: primeiro porque toda área do parque é coberta por enormes dunas de areia branca que lembram um grande lençol. A segunda é porque entre as dunas, afloram as águas limpas e puras do lençol freático que corre sob a areia. Estas águas formam piscinas naturais, translúcidas, que cobrem uma área de 270 quilômetros quadrados. Um verdadeiro parque aquático natural onde o visitante é convidado a relaxar e revigorar suas energias em contato direto com a natureza.

É possível e recomendável visitar a região em qualquer época do ano, pois mesmo na época da seca (junho a dezembro), há muitas lagoas perenes que encantam os visitantes. Normalmente começa a chover em janeiro e as lagoas atingem seu nível máximo em abril. Depois vão se esvaziando aos pouco, mas até agosto ainda estão bem cheias. Mesmo depois desta época ainda há muito o que ver.

Visitar Parnaíba, Lençóis Maranhenses ou fazer a travessia entre ambas é uma oportunidade única de conhecer um dos paraísos escondidos dentro do nosso Brasil.
Uma viagem impressionante que oferece agradáveis surpresas. Para saber mais sobre a região e como chegar até ela, visite o site da Gold Trip, onde também há um vídeo disponível sobre esta travessia. www.goldtrip.com.br. A Família Goldschmidt visitou a região durante uma das etapas da Expedição Giro Pela América. Mais informações no site: www.familiagold.com.br

Peter Goldschmidt - Família Goldschmidt

Ecoturismo & Sustentabilidade

0 Responses