Eco destinos brasileiros marcam presença no Festival do Turismo de Gramado

Ecoturismo & Sustentabilidade

O turismo ecológico está movendo o mundo. A preocupação com a preservação do meio ambiente é constante. No Festival do Turismo de Gramado, isso não é diferente. No Salão do Ecoturismo e Turismo de Aventura, esse ano em sua sétima edição, expositores e destinos ligados ao tema mostram o quanto seus produtos estão conectados ao tema.

Estado confirmado no evento, que se realiza entre os dias 19 e 22 de novembro no Serra Park, o Mato Grosso do Sul irá apresentar a Rota Pantanal – Bonito-Serra da Bodoquena. Essa rota passa por um dos mais belos caminhos ecológicos. As águas são extraordinariamente cristalinas, de coloração verde e azulada e de grande beleza cênica, sendo ideais para atividades recreativas. Com uma enorme variedade de peixes e grutas, as águas levam até o Pantanal.

Na Serra da Bodoquena, manifestação atípica da Mata Atlântica no centro-sul do Mato Grosso do Sul, o visitante tem uma quantidade enorme de cachoeiras. A Lagoa Azul, além do Abismo Anhumas e o Buraco das Araras, com 124 metros de profundidade, também são atrativos da Rota. O eixo Bodoquena-Bonito vai até a cidade de Porto Murtinho, onde está o ponto de encontro com o Pantanal.

O Amazonas, com sua exuberância, também está confirmado no Salão do Ecoturismo. Os roteiros integrados da região amazônica, que ultrapassam as fronteiras brasileiras, chegando à Venezuela, Peru e Guiana, serão apresentados no evento. Entre eles, estão Amazonas-Pará, Rondônia-Acre, Pará-Amapá, Amazonas-Roraima e Jalapão. O objetivo, segundo o coordenador do projeto de Turismo do Amazonas, Fabio Souza, é identificar produtos e roteiros turísticos e promover o turismo integrado na Amazônia.

Tocantins, por exemplo, mostrará os encantos da sua Cachoeira da Velha, maior cachoeira do Jalapão e símbolo imponente de uma região rica em águas. Com 20 metros de largura e um pequeno canyon, a cachoeira representa a exuberância da natureza do Jalapão.

Para o Festival do Turismo, Goiás vai apresentar novidades. Dividido em nove regiões turísticas, o estado permite que seus visitantes escolham o roteiro de acordo com seus desejos pessoais. O sudoeste, por exemplo, possui boas opções para quem deseja conhecer a fauna e a flora regionais no Parque Nacional das Emas. Já quem busca maior contato com a natureza, pode escolher a Chapada dos Veadeiros, o Parque Estadual de Terra Ronca ou o Parque Municipal do Itiquira.

No sul do estado, por sua vez, há uma profusão de rios e lagos que atraem milhares de turistas em busca de relaxamento em águas quentes ou frias. É a região dos municípios de Três Ranchos, Itumbiara, Caldas Novas e Rio Quente. Há, ainda, a região do Vale do Araguaia, bastante procurada nos meses de junho e julho.

O Festival do Turismo de Gramado se realiza de 19 a 22 de novembro, no Serra Par, em Gramado. Mais informações no site www.festivalturismogramado.com.br.

Revista Ecoturismo

Ecoturismo & Sustentabilidade
0 Responses