Aquecimento global aumenta quantidade de árvores

Ecoturismo & Sustentabilidade

À medida que o clima esquenta, as árvores começam a conquistar novas regiões – mais elevadas e mais próximas do pólo Norte. O fato foi comprovado pela pesquisadora Melanie Harsch e seus colegas do Centro de Bio-Proteção da Universidade Lincoln na Nova Zelândia.

Dos 166 lugares estudados, 111 sofreram aumento médio de 0,013º C na temperatura do ar. Em 117 houve elevação das temperaturas no verão de mais ou menos 0,0189 ºC por ano e em 77, o inverno ficou mais quente cerca de 0,0199 ºC por ano. Por conta disso, a fronteira florestal avançou sobre áreas antes inóspitas em 87 lugares (em 77 ela permaneceu estável e em apenas dois as árvores recuaram). Os resultados mostraram ainda que as árvores parecem avançar mais nas regiões em que a temperatura no inverno se tornou mais elevada.

A notícia pode até parecer boa, afinal o crescimento de árvores sequestra carbono da atmosfera, regula o clima e preserva mananciais, mas ver a floresta avançar sobre o topo de montanhas geladas é um sinal muito claro de que o aquecimento global é uma realidade inevitável e que muitos impactos ainda estão por vir...

Super Interessante
0 Responses