Ativistas do Greenpeace "multam" motoristas em oito capitais brasileiras

Ecoturismo & Sustentabilidade
Ativistas do Greenpeace, vestidos com roupas similares às dos órgãos fiscalizadores de trânsito, aplicaram, nesta quinta-feira (17), "multas" simbólicas em motoristas de oito capitais brasileiras.

O foco da atividade são carros com apenas uma pessoa, veículos utilitários movidos a combustíveis fósseis e motoristas que não respeitam pedestres e ciclistas.

A intenção é pedir para as pessoas pensarem sobre os custos ambientais e à saúde embutidos no uso do carro. Eles são convidados a participar do Dia Mundial Sem Carro, uma oportunidade de experimentar outras formas de transporte e contribuir com o clima do planeta.

A ação acontece às vésperas do Dia Mundial Sem Carro, na próxima terça-feira (22). "É uma forma de destacar o papel dos veículos no aquecimento global e chamar a atenção das pessoas para outras formas de transporte", afirma comunicado da ONG.

Quando queimam combustível, os carros emitem dióxido de carbono (CO2), o principal gás do efeito estufa. Apesar de a maior fonte do poluente no Brasil ser o desmatamento pela pecuária, a frota de veículos de São Paulo é a principal fonte de gases do efeito estufa da cidade: 65% vêm do setor de transportes. A frota de São Paulo é a maior do Brasil.

Ao mesmo tempo, a maioria das cidades investe pouco em transporte coletivo limpo e de qualidade e meios como a bicicleta, usada hoje por centenas de trabalhadores, ressalta o Greenpeace.

"Os brasileiros das grandes capitais são dependentes dos veículos por falta de opções. O governo tem investido no lugar errado, quando se trata de transportes", diz Gabriela Vuolo, coordenadora de mobilização da campanha do clima da ONG.
"Como consequência, os carros inundam as grandes cidades, com impactos no ambiente e no bem-estar da população. Mas o planeta vive uma crise climática tão profunda que toda pequena atitude conta", completa ela.

A nova atividade foi montada como parte da semana de mobilização pelo clima, uma série de atividades que o Greenpeace organiza até a próxima terça-feira (22) para chamar a atenção da população em torno das mudanças climáticas e cobrar compromissos reais do governo brasileiro na 15ª Conferência do Clima, em Copenhague (Dinamarca).

A ação acontece em São Paulo, Rio, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Manaus, Recife e Brasília.
Folha Online

0 Responses