Com 80% da área em parque, Ubatuba agrada aos ecoturistas

Ecoturismo & Sustentabilidade

No litoral norte paulista, antes mesmo do descobrimento do Brasil, os indígenas devem ter nomeado Ubatuba (www.ubatuba.sp.gov.br e www.ubatuba.com.br) em função dali ter sido um lugar ("ubá") de canoas ("tubá"). E, ainda hoje, Ubatuba é, um município que, em 90 km de orla, encerra 70 praias. Estima-se que mais de 80% de sua área territorial, de 721 km2, esteja dentro do parque estadual da Serra do Mar.

Isso faz de Ubatuba, a 226 km de São Paulo, um local ideal para quem, além de aproveitar a orla, quer surfar, passear numa das escunas que partem do Saco da Ribeira ou fazer ecoturismo visitando a cachoeira da Água Branca e contemplando aves, numa atividade conhecida hoje pelo termo em inglês "birdwatching".

Assim, seja para observar pássaros ou admirar a geografia, um binóculo pode ser útil numa viagem de navio. Os menos aventureiros encontram nas praias do centro restaurantes e agito. O Aquário, localizado na rua Guarani, 859, em Itaguá, abriga mais de 70 espécies de animais aquáticos -há peixes de água doce e água salgada.

Folha de São Paulo
0 Responses