Comissão de Relações Exteriores da Câmara Federal poderá realizar audiência pública no Amapá

Ecoturismo & Sustentabilidade

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, da Câmara Federal, deputado Severiano Alves (PDT/BA), em visita a Assembléia Legislativa, tratou com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Estado (CRE), da Assembléia Legislativa, deputado Paulo José (PR), sobre temas voltados para a fronteira do Brasil com os países do Platô das Guianas.

A visita do deputado Severiano Alves, tem como final finalidade a troca de experiências entre os presidentes das duas comissões. “Além da importante contribuição para fortalecer a CRE, o deputado Severiano Alves, nos mostrou caminhos para melhorar as atribuições da comissão estadual”, comentou o deputado Paulo José. De acordo com o deputado Severiano Alves, a comissão da Câmara Federal, poderá discutir no Amapá, através de uma grande audiência pública, temas de interesse do Brasil e França, e que envolve o Estado do Amapá. “Não concordamos que um brasileiro seja mal tratado na Guiana. Porque nós tratamos bem eles (guianenses) aqui”, frisou Severiano Alves, comentando sobre a globalização da economia que abriu espaço para abertura de mercados de negócios, colocando um ponto final nas barreiras alfandegárias. “Também pode existir barreiras para seres humanos”, exemplifica.

O também pedetista pelo Amapá, deputado Sebastião Bala Rocha, disse que são dois temas de interesse nacional, mas o que envolve a França poderá ser o ponta-pé para a realização da audiência pública, a construção da ponte bi-nacional no rio Oiapoque (AP). “Aqui temos a questão dos brasileiros que moram na Guiana Francesa, que são vitimas de maus tratos, tornando um tema de interesse nacional”, comenta. O segundo tema é a implantação no município de Oiapoque, Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade da Amazônia, com participação do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA); Museu Emílio Goeld, de Belém do Pará; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e as universidades amapaenses. “São temas que poderão ser traduzidos num grande debate em nível nacional pela comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados”, frisou Sebastião Bala.

Severiano Alves, que está em seu terceiro mandato na Câmara é titular do Parlamento Latino-Americano (Parlatino). É ainda suplente, desde 2007, da Comissão de Relações Exteriores e participou, como titular, da Comissão Especial da Alca - Área de Livre Comércio das Américas. Entre 1991 e 1994, foi presidente da Confederação Nacional dos Municípios.

Procurador federal aposentado (AGU), Severiano Alves sempre militou na área de educação. Foi presidente da Comissão de Educação e Cultura por duas vezes (1995 e 1997) e presidiu a Comissão Especial do Fundeb. Foi também relator do projeto de lei de regulamentação do Piso Salarial Nacional dos Profissionais da Educação e autor da emenda global ao projeto de criação do Conselho Nacional de Educação.

Revista Ecoturismo
0 Responses